quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Petistas preparam ofensiva capixaba

Dilma e Lula tentam isolar Casagrande para enfraquecer palanque de Campos

Maria Lima

BRASfUA- Em horário de trabalho, a presidente Dilma Rousseff convocou ao Palácio do Planalto, ontem, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e o senador da ala não governista do PMDB Ricardo Ferraço (ES) para avançar na estratégia montada com o ex-presidente Lula para isolar o governador Renato Casagrande (PSB) e tentar enfraquecer o palanque do presidenciável Eduardo Campos no Espírito Santo. A retaliação ao socialista foi decidida quando ficou claro que o PT não teria seu palanque para a campanha de reeleição da presidente, em função da candidatura de Campos, presidente do partido.

Anúncio de obras no ES
Depois de se encontrar com Lula há 15 dias, Hartung, escolhido para bater chapa com Casagrande, passou das llhSOm às 14h com Dilma e Ferraço, esquadrinhando obras que poderiam ser anunciadas na primeira visita que ela pretende fazer ao Espírito Santo desde que foi eleita.

Em vez de discutir a agenda administrativa com o governador de fato, o socialista Renato Casagrande, Dilma preferiu chamar ao Planalto o ex-governador. De plataforma de petróleo, passando por aeroporto e retomada de obras da BR-262, tudo e mais um pouco será levado por ela quando aterrissar com seu pacote de bondades em Vitória, no próximo mês.

Construída no Rio Grande do Sul, a P-58 irá para o Espírito Santo, segundo a promessa feita. Dilma vai anunciar ainda ordem de serviço para duplicação da Rodovia 262 (Vitória/Belo Horizonte). O anúncio mais esperado pelos capixabas é a retomada das obras do Aeroporto de Vitória, embargadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2005.0 consórcio responsável se comprometeu a apresentar nova documentação até o dia 15 e o ministro Raimundo Carreiro, do TCU, promete liberar a retomada das obras até o dia 4 de dezembro, quando, então, Dilma irá ao estado.

Enquanto Dilma se reunia com Hartung e Ferraço, no Planalto, em São Paulo Lula recebia uma comissão de petistas capixabas liderada pelo vice-gover-nàdor Givaldo Vieira e pelo ex-prefeito de Vitória João Coser, além da senadora Ana Rita (PT). O PT no estado está dividido entre Casagrande e o PMDB de Hartung. Mas a ideia de Lula é lançar Hartung para governador, com Coser de vice.

— Não é uma coincidência Lula estar com o PT do Espírito Santo no mesmo dia e hora em que estávamos no Planalto? — disse Ferraço, mas negando que tenham conversado sobre a eleição do ano que vem.

Com essa chapa e o pacote de obras, Dilma tenta também melhorar sua performance no Espírito Santo. Em 2010, ela perdeu lá no primeiro turno para Marina Silva (PV), e no segundo, para o ex-ministro José Serra (PSDB). Hoje, as pesquisas de intenção de voto colocam-nas empatadas com Aécio Neves (PSDB).

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: