quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Para tucanos, ministro foge de explicação sobre suposta falsificação

Líderes do PSDB entram com representação na Comissão de Ética contra Cardozo

Maria Lima, Germano Oliveira

BRASÍLIA E SÃO PAULO -Tucanos reagiram às declarações do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em relação às investigações do caso Siemens. Acusaram o ministro de fugir de explicações sobre a origem da suposta falsificação do depoimento do ex-executivo da Siemens Everton Rheinheimer.

— O ministro Cardozo mas não disse até agora quem é o responsável por essa fraude. Qual a origem dos documentos? Tenho enorme respeito pelo ministro Cardozo, mas ele tem que explicar o uso político do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e os sucessivos vazamentos seletivos com denúncias contra o PSDB — cobrou Aécio .

Ontem, os líderes do partido no Senado, Aloysio Nunes (SP), e na Câmara, Carlos Sampaio (SP), protocolaram representação na Comissão de Ética Pública da Presidência pedindo investigação contra Cardozo e a aplicação de sanções, como a recomendação de sua demissão. Os tucanos também protocolaram uma representação na Procuradoria Geral da República para investigar eventual prática de improbidade administrativa ou de crime de prevaricação por parte do ministro.

Os tucanos dizem que o ministro não cumpriu sua obrigação de investigar o suposto uso político do Cade, vinculado à sua pasta:

— O ministro da Justiça corre o risco de ter esquentado um documento frio. Ele diz que tinha obrigação de encaminhar a denúncia que recebeu do parlamentar petista, mas não sabe dizer a origem do documento — disse Aloysio Nunes.

O deputado federal licenciado e secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, citado no documento apócrifo, cobrou uma atitude do ministro:

— Cardozo está dando cobertura ao falsário Vinicius Carvalho, presidente do Cade, que foi o órgão que encaminhou a denúncia apócrifa à PF, segundo dois delegados do caso — afirmou.— Deixa de ser vigarista, cara! Você é ministro da Justiça! Por que não desmente o documento, produzido com o fim de envolver o PSDB na semana de prisão dos mensaleiros?

Para Edson Aparecido, secretário da Casa Civil do governo Alckmin (PSDB), o PT cometeu fraudes.

— Os petistas adulteraram o documento que originou a denúncia investigada desde 2008, no qual o diretor da Siemens, Everton Rheinheimer, comunica o ombusdman da Siemens a formação de cartel para as obras do metrô em São Paulo. — disse.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: