quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Panorama político - Ilimar Franco

Bem longe da Papuda
Sobre a fuga de Henrique Pizzolato, o governo entende que cabe o pedido de prisão preventiva do ex-diretor do Banco do Brasil na Itália, antes do envio do pedido de extradição. Caso a prisão e a extradição sejam negadas, a Secretaria Nacional de Justiça, ligada ao Ministério da Justiça, avalia que Pizzolato deveria cumprir a pena na Itália ou ser julgado pela Justiça italiana.

Nada a ver
Segundo parecer da Secretaria Nacional de Justiça, não se pode comparar o caso de Henrique Pizzolato com o de Cesare Battisti, por se tratarem, respectivamente, de extradição penal e de refúgio. Em 20 anos de vigência do tratado bilateral de extradição, a relação Brasil e Itália, diz o órgão, tem sido ativa e contínua, e resultou em 161 pedidos de extradição. Sendo que 132 deles foram feitos pela Itália ao Brasil, enquanto o governo brasileiro demandou 29 processos às autoridades italianas. Com isso, não existe qualquer possibilidade de fazer uma “troca” de condenados, mandando Battisti para a Itália e exigindo a volta de Pizzolato.

“Joaquim Barbosa prendeu 12 no dia da República. Pode apostar que vai prender mais sete no Dia da Consciência Negra”
De um dos condenados do mensalão, que aguarda o pedido de sua prisão para as próximas horas e acusa o presidente do STF de marqueteiro

Senso de oportunidade
O PR, que aguarda as prisões de Valdemar Costa Neto (SP) e Bispo Rodrigues (RJ), fará seminário dia 25 sobre ficha limpa nas eleições de 2014 O convite recomenda: “É importante a participação dos dirigentes e líderes republicanos” .

Uma cena de novela
O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) estava a bordo de uma aeronave comercial, sábado, em São Paulo. Quando olhou pela janela, viu o avião da polícia, que levaria seu pai, José Dirceu, preso, para Brasília. Mesmo destino de ambos. Zeca fez a foto ao lado e, ao publicar no Instagram, disparou: “Coincidências da vida. Bem na hora do meu embarque. Haja coração”.

De mal a pior
Em jantar com banqueiros segunda-feira à noite, o presidenciável Eduardo Campos (PSB) não poupou a presidente Dilma. “Mesmo quando faz o bem, ela faz de má vontade”, disse o governador pernambucano sobre as concessões do governo.

Sistema de castas
O deputado-presidiário Natan Donadon (sem partido-RO) está chateado. Seu advogado, Michel Saliba, queixa-se de que a Câmara trata os condenados do baixo clero diferente da turma do alto clero. Compara que perdeu rápido suas prerrogativas, tendo o gabinete lacrado e os funcionários demitidos. Com os deputados do mensalão, essas medidas andam devagar.

Na contramão
Enquanto o PSB fala em justiça nas prisões de José Dirceu e José Genoino, a deputada Luiza Erundina (SP) expõe nas redes sociais sua tristeza com a situação dos “companheiros”. “Minha profunda solidariedade a eles e a seus familiares”.

Pauta bomba
Marco Feliciano (PSC-SP) pautou para hoje três projetos que atingem a comunidade LGBT na Comissão de Direitos Humanos: plebiscito sobre união civil entre homossexuais; proibição do casamento e do direito previdenciário.

FOLGA. Com a posse, às 19h de ontem, de Marco Aurélio Melo como presidente do TSE, o expediente terminou às 14h, para liberar o estacionamento.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: