sábado, 16 de novembro de 2013

Panorama político - Ilimar Franco

Bolsa assentado
Uma nova bolsa de transferência de renda será lançada pelo governo Dilma. Ainda sem nome, vai para os assentados pela reforma agrária. Ela vai substituir o crédito instalação, financiamento com 100% de inadimplência. Cada assentado terá seu cartão e receberá os recursos sem ter que pagar depois. O objetivo da bolsa é garantir a subsistência e fomentar o aumento da produção pelos assentados.

Overdose de paulistas
Um dos mais antigos partidos do país, o PCdoB, realiza Congresso neste fim de semana. Um dos objetivos, não declarados, dos comunistas é o de promover uma redução de paulistas em sua direção. Hoje, cerca de 50% de seu diretório nacional, é composto por quadros que atuam em São Paulo. Esta reorientação pesou na escolha da deputada Luciana Santos (PE) para suceder, a partir de janeiro de 2015, ao atual presidente, Renato Rabelo. O dirigente mais conhecido do partido, o deputado Aldo Rebelo (SP), atual ministro dos Esportes, foi descartado. Além disso, pesaram divergências nos rumos estratégicos da atuação dos comunistas no Brasil.

“A Lei Kandir é uma mentirinha. Não há ressarcimento da isenção de impostos aos estados exportadores. Mentirinha dos governos Dilma, Lula e, justiça seja feita, FH”
Paulo Bauer Senador (PSDB-SC)

Na trilha da oposição
A candidata do PP ao governo gaúcho, senadora Ana Amélia, recusou sondagem do PT para que a presidente Dilma tenha duplo palanque. O dela e o do governador Tarso Genro. Sua estratégia eleitoral requer distância dos petistas.

O Candidato
As tendências que reelegeram o presidente do PT, Rui Falcão, já articulam a escolha de um novo secretário-geral. O deputado federal Geraldo Magela, do Movimento PT, vem sendo apontado como o nome mais forte para ocupar a função. Magela liderou em sua organização o movimento para apoiar a reeleição do atual presidente.

Marcando em cima
O governo vai incluir no marco civil da internet prazo máximo para a Justiça determinar a retirada de conteúdo difamatório. E que o provedor responderá solidariamente em ações penais contra o autor do conteúdo ofensivo.

Correndo contra o tempo
Para aprovar o marco civil da internet, o governo está disposto a ceder ao líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), delegando a regulamentação da neutralidade para a Anatel. E a neutralidade da rede que impede as teles de cobrar preços diferentes para o tráfego de conteúdo, como no caso das TVs a cabo. Se isso acontecer, o relator, Alessandro Molon (PT-RJ), sofrerá um revés.

O que dá para rir dá para chorar
Toda vez que os tucanos defendem uma chapa pura, seja na eleição presidencial ou para o governo de São Paulo, os deputados do DEM que defendem a candidatura própria (do líder na Câmara, Ronaldo Caiado) comemoram.

O choro dos desamparados
É comum ouvir de petistas reclamações contra o “jeitão” da presidente Dilma. Eles gostam de cantar em prosa e verso, sobretudo os que não eram próximos ao ex-presidente Lula, como ele era “carinhoso” e “caloroso” com os companheiros.

O CANDIDATO DO PSDB, AÉCIO lança em dezembro sua “Agenda para o Futuro”, com propostas para enfrentar os temas mais urgentes da economia.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: