sábado, 16 de novembro de 2013

Oposição comemora prisões dos réus

Líderes afirmam que foi feita justiça e que decisão ajuda a combater corrupção

Flávia Pierry, Chico de Góis e Junia Gama

por um lado os governistas e petistas reagiram com indignação às prisões do mensalão, líderes políticos da oposição comemoraram o desfecho do caso, argumentando que a justiça foi feita e que a condenação comprova que os crimes do mensalão existiram. O governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), postou em seu Twitter que o dia de ontem, feriado da Proclamação da República, era uma oportunidade ideal para a sociedade se perguntar em qual país gostaria de morar nos próximos anos.

Ele não fez referência direta à prisão dos condenados, mas disse que ontem era um dia para se pensar num país mais justo. “Mais um dia para pensarmos em um Brasil mais justo, mais transparente e mais humano. Todos nós temos o direito de sonhar com esse país’ escreveu Campos em seu perfil no Twitter. “Celebramos um capítulo importante da nossa história, relembrando os heróis que, no passado, transformaram o Brasil numa democracia”.

Para o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a prisão dos condenados no mensalão seria um “desestímulo à corrupção” e uma mensagem à sociedade de que autoridades podem ser punidas no Brasil. Dias destacou que o fato de os réus terem sido presos é simbolicamente importante no desfecho do julgamento.

— Isso é uma vitória da sociedade, porque estabelece uma crença de ser possível a justiça prevalecer, mesmo quando estão em julgamento autoridades no país. É um fato histórico, com consequências da maior importância. É um desestímulo à corrupção na administração pública. A prisão é emblemática porque, para os cidadãos, quando se chega ao cárcere, houve condenação de fato. Se não, é embromação — disse o tucano.

Punição exemplar
O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), comemorou a prisão dos mensaleiros. Em sua conta no Twitter, ele afirmou que “a decisão do STF deixa claro que a organização criminosa existiu, praticou o dolo e por isso foi punida exemplarmente”. Para ele, “o Brasil viverá novo momento.

Não é apenas a figura política de Dirceu que está indo para a cadeia, mas uma quadrilha de pessoas poderosas”. O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), afirmou em nota que a decisão do presidente do tribunal, ministro Joaquim Barbosa, é a confirmação de que a justiça foi feita. Freire disse esperar que a Câmara “cumpra com seu papel” e decrete a perda imediata do mandato de José Genoino.

“É um momento importante (para o país), não porque ( os condenados) irão ser presos , mas pelo significado do ato de que as autoridades não estão impunes pelos erros cometidos”, afirmou Freire em nota. “A justiça foi feita”, completou.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: