quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Manifesto convoca caras pintadas às ruas do Brasil

Grupo quer mobilização da sociedade durante o feriado da Proclamação da República por mudanças

A ideia é relembrar temas defendidos nos protestos de junho

Isabella Lacerda

Para recolocar em pauta alguns dos temas levantados nos protestos de junho, um grupo de Belo Horizonte, liderado pelo empresário Domingos Sálvio Teixeira, está convocando a população para sair às ruas amanhã, feriado e dia em que se comemora a Proclamação da República, para cobrar a rápida votação da reforma política.

De acordo com Teixeira, a mobilização começou depois que um manifesto escrito por ele foi publicado na internet e ganhou adeptos. No texto, ele clama por mudanças no sistema político brasileiro e também na classe política. “A internet permite que a minha ideia chegue a outras pessoas e vá sendo compartilhada. Foi o que aconteceu”, argumenta o empresário.

O objetivo do grupo é fazer com que as pessoas que estão cansadas da política saiam às ruas amanhã com os rostos pintados de verde e amarelo para pedir mudanças. Quatro reivindicações se destacam: a definição de uma eleição única para presidente da República, governador, deputados, prefeitos e vereadores; mandatos de cinco anos para todos os cargos; voto facultativo e redução do número de partidos políticos.

“As manifestações ocorridas em junho foram interessantes, mas o vandalismo foi um problema. Faremos uma coisa diferente. Não vamos definir ponto de encontro nem horário. Será uma coisa espontânea, mas que terá impacto e poderá levar muitas pessoas às ruas”, explica Teixeira. O manifesto pode ser encontrado no perfil “Acorda Brasil levanta gigante”, no Facebook.

Histórico. Mobilizações no dia 15 de novembro já são comuns no Brasil. Nos últimos anos, grupos incomodados com a impunidade e com o sistema político se organizaram em todo o país para protestar.

Em 2011, por exemplo, Belo Horizonte e outras importantes capitais brasileiras presenciaram a “Marcha contra a corrupção”.

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: