quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Lula nega ter pedido a Dilma a demissão de Guido Mantega

Instituto do ex-presidente desmente conteúdo de reportagem

Segundo o jornal, Lula teria pedido ainda a demissão de Augustin

Da redação

O Instituto Lula divulgou nota, ontem, desmentido matéria publicada pelo jornal “Valor Econômico”, que diz que o ex-presidente teria sugerido a Dilma Rousseff, o afastamento do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Segundo a reportagem publicada ontem, Lula está apreensivo com a possibilidade de as agências de classificação de risco rebaixarem a nota da dívida brasileira no primeiro trimestre de 2014, o que poderia dificultar a reeleição da sua sucessora.

“De certa maneira, o ex-presidente se sente impotente. Ao longo deste ano, protagonizou três movimentos para tentar ajudar o governo a superar aquilo que é considerado o ponto fraco da gestão Dilma: a credibilidade da política econômica. No primeiro, liberou a presidente a substituir Guido Mantega no Ministério da Fazenda, uma vez que o ministro fora indicado por ele”, afirmou a matéria.

Ainda segundo o jornal, os outros dois movimentos protagonizados por Lula seriam o pedido de demissão de Arno Augustin do comando do Tesouro Nacional feito à Dilma e a articulação no Congresso do projeto que daria autonomia formal ao Banco Central.

Segundo o “Valor Econômico”, um petista próximo a Lula teria dito que para o ex-presidente, não foram as manifestações de junho que derrubaram a popularidade do governo federal, mas sim, o fraco desempenho da economia.

“A política fiscal do governo não goza de nenhuma credibilidade neste momento e, por isso, empresários e setor financeiro temem como será um segundo mandato de Dilma”, afirmou a reportagem.

Outro lado. Em nota, o Instituto Lula afirmou que “não tem qualquer fundamento a matéria publicada no jornal Valor Econômico que diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria sugerido o afastamento do ministro Guido Mantega e a demissão do Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. Tampouco procede a informação de que o ex-presidente teria defendido a autonomia do Banco Central”.

Piora
Cenário. Segundo a reportagem, petistas influentes dizem que a popularidade de Dilma estacionou, a situação da economia voltou a piorar e o risco é que ocorra uma piora nos próximos meses.

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: