sábado, 16 de novembro de 2013

Lula falta a evento do PCdoB e Dilma se cala

Ex-presidente fica "abalado" com a prisão de companheiros e cancela discurso que faria para aliados

Renata Mariz, Denise Rothenburg

Depois de dizer pelo Twitter, horas antes de serem anunciadas as prisões dos mensaleiros, que uma das funções do presidente da República é combater a corrupção, Dilma Rousseff preferiu o silêncio sobre as detenções. Ela participou do 13º Congresso do PCdoB, na noite de ontem, sem comentar o episódio. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já tinha confirmado presença no evento, onde discursaria, desmarcou o compromisso depois das prisões. Interlocutores de Lula relatam que a notícia o abalou muito.

Presidente do PCdoB, Renato Rabelo fez um discurso em defesa dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal presos ontem, entre eles, o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT e deputado federal José Genoino. “O PCdoB não vê motivos para festa e não considera que a justiça esteja sendo feita”, disse. “Nossa solidariedade aos companheiros presos injustiçados.” Aplausos se seguiram às palavras de Rabelo.

Dilma Rousseff, entretanto, não aplaudiu. Nem os ministros do PT — Alexandre Padilha, da Saúde; Aloizio Mercadante, da Educação; e Ideli Salvatti, das Relações Institucionais — que estavam ao lado dela. A presidente, porém, chegou a se levantar, acompanhando outros componentes da mesa, quando militantes da União da Juventude Socialista — a ala jovem do PcdoB — entoaram o grito “Cada poder tem seu lugar, STF não pode legislar”.

Amenidades
A presidente preferiu usar o microblog, depois de falar de corrupção, para fortalecer a união do PT com os comunistas. “Esta aliança se mantém sólida por tanto tempo porque há identidade nos nossos compromissos com um Brasil justo, soberano e democrático. O PCdoB compartilha comigo o desafio de governar o Brasil. Ele me ajuda com a força de sua unidade política”, postou Dilma.

Ela também aproveitou para fazer um mimo ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a quem chamou de “homem do governo para a organização da Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016”. “O PcdoB me ajuda com a competência do ministro @aldorebelo”, escreveu. No discurso que fez no congresso do PCdoB, ela afirmou estar “plenamente satisfeita” com a competência do ministro frente à “difícil tarefa” de organizar grandes eventos.

Dilma aproveitou a ocasião para enumerar realizações do governo dela, como a retirada de milhões de pessoas da pobreza, por meio do Bolsa Família. Ela destacou ainda que o governo comemorará a construção de 2 milhões de moradias para famílias de baixa renda até 2014. A presidente reservou boa parte do discurso para falar de avanços na educação, mencionando o financiamento estudantil para universitários carentes e a política de cotas no ensino superior. “As universidades brasileiras, pelas cotas, estão mudando de cor.”

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: