sábado, 9 de novembro de 2013

Kassab já ameaça retirar apoio a Pezão

Fundador do PSD diz que PMDB quebrou acordo para chapa de federal

Cássio Bruno

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), está perto de perder mais um aliado na corrida para eleger o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Fundador do PSD em 2011, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab ameaça não apoiar Pezão e vai iniciar as negociações com possíveis adversários do vice-governador nas eleições de 2014. Kassab se irritou porque o PMDB não ajudou o PSD a formar uma chapa competitiva de candidatos a deputado federal. O auge da crise ocorreu quando deputado federal Hugo Leal deixou o PSC.

Eleito com 98.164 votos, o parlamentar iria para o PSD como uma aposta. No entanto, foi pressionado pelo prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso (ex-PSB), e pelo deputado federal peemedebista Eduardo Cunha a ir para o PMDB. Mas Leal optou pelo PROS. O rompimento da aliança ganhou força após o presidente regional do PSD, Índio da Costa, ter posto o cargo de secretário municipal de Esportes à disposição do prefeito Eduardo Paes (PMDB).

Em recente conversa com Cabral e Pezão, Kassab disse que vai procurar outros pré- candidatos, como o senador Lindbergh Farias o deputado federal Anthony Garotinho (PR), o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) e o ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB). Em 2010, o PSD elegeu cinco deputados federais. Hoje, tem apenas três e tem o objetivo de eleger oito deputados em 2014.

Na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o PSD possui nove deputados. Perde apenas para o PMDB, com 14. O líder do governo Cabral na Alerj é André Corrêa, do PSD. O PSD pode ser a quarta baixa da aliança de Cabral desde o início das manifestações, em junho. O PT deixará o governo até o fim do mês.

O PCdoB e PSB já saíram. Em nota, Kassab não negou a informação de que pode deixar a aliança de Cabral: “Nunca estivemos fechados com o PMDB. Já fomos mais próximos do apoio (a Pezão), mas as conversas prosseguem e a decisão fica apenas para 2014”. Pezão desconversou: — Não estou nem sabendo disso. Estou na China. Só volto amanhã (hoje). Procurados pelo GLOBO, Cabral e Índio da Costa não quiseram comentar o assunto. O deputado André Corrêa não foi encontrado.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: