sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Governo do PT trouxe carestia de volta, diz Roberto Freire

"Os preços dos alimentos foram os responsáveis pela aceleração do IPCA"

Por: Valéria de Oliveira

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), disse, nesta quinta-feira, que o governo do PT trouxe de volta ao Brasil a carestia, que é a inflação dos alimentos. “Esta está lá em cima e cresce sempre. Pior é que a carestia atinge a grande maioria dos brasileiros e os sacrifica”, disse, ao comentar o anúncio do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de outubro, que ficou em 0,57% e que levou a inflação dos últimos 12 meses a 5,84%.

Para Freire, o governo “faz todo o esforço para tentar controlar os índices de inflação com as políticas de preços administrados que utiliza”, caso da energia elétrica e dos combustíveis, por exemplo. “O fundamental não é basicamente a inflação, porque nela entram os preços administrados, com os quais o governo controla os índices”. O deputado salientou que, com essa política de preços, o governo “puxa a inflação para baixo, dando a impressão, pelos números, de que o custo de vida não está elevado quanto ele realmente está.”

Na avaliação do presidente do PPS, “não adianta o governo imaginar que controlando preços da gasolina ou de qualquer outra coisa, mesmo levando a Petrobras à desestruturação, vai resolver o problema da carestia, porque não vai”. Segundo Freire, as questões elementares são outras. “A má gestão econômica e política é a principal delas”.

Os preços dos alimentos subiram, em apenas um mês, 1,03% e foram os responsáveis pela aceleração do IPCA, que mede a inflação oficial. A carne chegou ao final de outubro custando 3,17% mais do que em setembro. O tomate voltou a encarecer muito. No IPCA do mês passado, ele apresentou elevação média de 18,65%. O vestuário também pesou no IPCA: aumentou 1,13% em relação ao mês anterior.

Fonte: Portal do PPS

Nenhum comentário: