sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Encontro no IPPRI_Unesp aborda razões políticas da crise global

Pensador italiano, Giuseppe Vacca discutirá o tema em 21/11 (SP)

O Centro de Análises de Políticas Públicas e Conjuntura do IPPRI_UNESP, em colaboração com a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizará um “Encontro com Giuseppe Vacca”, no dia 21 de novembro a partir das 9h30. O tema escolhido para essa troca de ideias é “A Europa em um contexto de crise global: desafios da política democrática”. O evento ocorrerá na Praça da Sé, 108, 7º andar, São Paulo (SP).

A partir de uma análise diferenciada, Vacca pretende apresentar e discutir as razões de natureza política que estão presentes na atual crise global, vista comumente como apenas econômica e financeira.

Frente à atual crise mundial do capitalismo e aos problemas da Comunidade Europeia, a teoria geral da hegemonia elaborada por Antonio Gramsci nos anos 30 do século XX mostra-se de grande atualidade. A crise global não se explica somente com critérios econômicos, mas também histórico-políticos. Passa pela contradição entre o cosmopolitismo da economia e o caráter nacional dos Estados, complica-se com a subalternidade política e ideológica da esquerda mundial e põe em xeque os velhos esquemas interpretativos baseados na ideia de dependência.

O trabalho teórico de Vacca destaca que, em Gramsci, supera-se a tradição bolchevique e são interpretados de forma original os processos históricos que marcaram o século passado: a irrupção das massas na cena política, o desafio global lançado pelo comunismo de 1917, os progressivos limites mostrados por este desafio, o projeto americanista e fordista que atravessa o século, os imensos processos de “revolução passiva” colocados em ato pelo americanismo vencedor.

O legado de Gramsci mostra-se, assim, de grande valia para uma esquerda que aja segundo inspirações reformistas fortes, que anunciem níveis mais elevados de igualdade e liberdade e aceite plenamente o moderno Estado democrático de direito, a proposição dos direitos humanos e a afirmação progressiva da interdependência entre as nações, e não só no plano da globalização econômica.

Sobre Giuseppe Vacca – Nascido em Bari (Itália), em 1939, Giuseppe Vacca é um dos mais respeitados intelectuais de seu país, com vasta obra publicada sobre a vida política e intelectual da Itália contemporânea. Foi deputado e membro do comitê central do antigo Partido Comunista Italiano (PCI) e, nessa condição, acompanhou e teorizou a superação da matriz comunista, que levou o PCI a se transformar, a partir de 1989, em Partido Democrático da Esquerda (PDS) e, a partir de 2007, em Partido Democrático, hoje à frente do governo.

Desde 1988 dirige a Fundação Instituto Gramsci (FIG), em Roma, na qual vem conduzindo uma reconstrução filológica do corpus (artigos de jornal, cartas, documentos) dos conhecidos Cadernos do Cárcere, com vistas a reordenar o material e a estabelecer uma “Edição Nacional dos Escritos de Antonio Gramsci”. Os primeiros frutos dessa edição já foram publicados pelo Instituto da Enciclopédia Italiana Treccani e a previsão geral é de que o conjunto do trabalho alcance mais de vinte volumes.

Vacca tem diversos títulos lançados em português, entre eles, Pensar o mundo novo. Rumo à democracia do século XXI (Editora Ática, 1996), Por um novo reformismo (Contraponto & Fundação Astrojildo Pereira, 2009), e, mais recentemente, Vida e pensamento de Antonio Gramsci, 1926-1937 (Contraponto & Fundação Astrojildo Pereira, 2012).

Agenda:
Encontro com Giuseppe Vacca

Realização: Centro de Análises de Políticas Públicas e Conjuntura do IPPRI_UNESP e Fundação Astrojildo Pereira/FAP

Tema: "A Europa em um contexto de crise global: desafios da política democrática"

Data: Dia 21 novembro de 2013

Horário: 9h30

Local do evento: Praça da Sé, 108 – 7º andar

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa do IPPRI - Unesp

Nenhum comentário: