sábado, 16 de novembro de 2013

Brasília-DF -Denise Rothenburg

Preparar para recuar
Os parlamentares acreditam ter encontrado um discurso para fazer com que os congressistas possam retirar de pauta o aumento dos agentes de saúde sem que fique muito feio para eles. Na terça-feira, quando a presidente Dilma Rousseff reunir o conselho político (presidentes de partido, líderes e ministros palacianos), o bloco PP-Pros, o PMDB e o PT apresentarão a proposta de “pacto pela estabilidade econômica”, tomando como iniciativa deles, deputados e senadores, a proteção da economia.

A ordem é para não votar nada que possa aumentar a despesa pública, sem a contrapartida da receita. “O Congresso tem que fazer a sua parte”, diz o líder do bloco PP-Pros, Eduardo da Fonte (PE), que há menos de 20 dias batia o pé em prol da aprovação do aumento dos agentes de saúde. Agora, com o aval dos presidentes dos partidos da base, Henrique Eduardo Alves terá discurso para retirar os aumentos de pauta. Falta combinar com o plenário.

À flor da pele
A prisão dos condenados no processo do mensalão em pleno feriado levou o PT ao confronto direto com o Supremo Tribunal Federal. Daí, a nota emitida ontem. Internamente, há quem defenda que essa guerra perdure. Lula será o árbitro dessa disputa.

Reservado
O Ministério da Agricultura continua com o PMDB quando o ministro Antonio Andrade sair para concorrer à reeleição para deputado federal em Minas Gerais.

Estilo
Depois de ter dito a alguns interlocutores que a aposta para a Casa Civil era Carlos Gabas, a presidente Dilma Rousseff voltou a embaralhar a carta, sacou o nome de Miriam Belchior, e ainda jogou Aloizio Mercadante na roda. Tudo para evitar as pressões sobre o secretário executivo da Previdência e distribuir bajuladores e aqueles que costumam puxar os tapetes pela Esplanada.

Duelo marcado
A briga pelo diretório do PMDB no Tocantins foi parar na Comissão Executiva Nacional do partido. Lá, na próxima terça-feira, a senadora Kátia Abreu tenta tomar o controle da legenda do presidente, deputado Júnior Coimbra.

Comparações
Jader Barbalho se referiu ao voto secreto no Senado no caso de vetos e indicação de autoridades como aquele que serve de proteção a integrantes de um júri popular. Na hora, o líder do PSB na Casa, Rodrigo Rollemberg (DF), reagiu: “Eles estão protegidos é de bandidos, nós aqui temos que ser que nem os ministros do STF: votar aberto”.

Dias de treinamento
Com a pedofilia e os crimes contra crianças e adolescentes cada vez mais frequentes, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados decidiu armar melhor seu exército para o combate. Pela primeira vez, os juizes interessados terão curso sobre como conduzir os processos contra pedófilos sem causar novos traumas às vítimas.

Felicidade
O deputado Luiz Pitiman (PSDB-DF) está na maior alegria desde que foi citado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) em programa de tevê como o possível candidato a governador do Distrito Federal pelos tucanos. E, assim, segue a disputa dele com Izalci Lucas.

Escola Agaciel
A secretária-geral da Mesa Diretora do Senado, Claudia Lyra (foto), é pré-candidata a deputada federal pelo PMDB do Distrito Federal. Segue assim o caminho percorrido pelo ex-diretor-geral da Casa Agaciel Maia.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: