terça-feira, 29 de outubro de 2013

PSDB lança a candidatura de Pimenta

Ao lado do senador Aécio Neves, do governador Antonio Anastasia e de outros tucanos mineiros de alta plumagem, o ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga foi aclamado como candidato do partido ao Palácio da Liberdade em 2014

Pimenta aclamado como candidato ao governo

Ao lado de Anastasia e Aécio, ex-ministro é ovacionado em encontro com prefeitos e deputados como o futuro cabeça de chapa tucano na disputa pelo Palácio da Liberdade

Alessandra Mello

UBERLÂNDIA – O ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB) foi lançado ontem candidato ao Palácio da Liberdade durante evento em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que reuniu o senador Aécio Neves, o governador Antonio Anastasia e lideranças da base governista no estado. Posicionado sempre ao lado do senador, Pimenta foi aclamado como candidato ao governo pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues (PSDB), que até pouco tempo era um dos cotados para disputar o cargo pelo PSDB. Segundo Nárcio, os apoiadores da candidatura presidencial de Aécio Neves devem trabalhar também para a eleição de Pimenta governador. Também estava no palco do evento o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro, que recentemente deixou o PSDB e se filiou ao PP para compor a chapa majoritária da base governista.

Esta foi a primeira vez que o nome do ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte foi citado publicamente como candidato. Nárcio foi o responsável também por lançar, de maneira semelhante, em 2002, durante um evento do partido, o nome do então deputado federal Aécio Neves para o governo do estado. Na época, como hoje, o PSDB tinha mais de um postulante ao cargo e ainda não havia batido o martelo sobre o assunto. Apesar de já ter anunciado Pimenta como candidato, o secretário disse que o nome ainda não foi definido oficialmente e que isso só deve acontecer no início do ano que vem. Dinis Pinheiro desconversou sobre a indicação de seu nome para ser o candidato a vice-governador. Disse que seu novo o partido está conversando sobre as eleições e que ele defende que a legenda cerre fileiras, também em nível nacional, com a candidatura do PSDB. O PP faz parte da base do governo Dilma Rousseff e comanda um dos maiores orçamentos da União, o Ministério das Cidades.

Afinado com o discurso que vem sendo feito pelo senador e pelo PSDB mineiro, Pimenta disse que Minas Gerais está abandonada pelo governo Dilma e que o Palácio do Planalto não está conseguindo "sequer controlar a inflação", colocando em risco, segundo ele, a estabilidade assegurada pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995–2002). Questionado se será mesmo candidato, Pimenta afirmou que o partido ainda não definiu. "Mas não posso negar que meu nome tem ganhado força", afirmou em entrevista.

O presidente da Juventude do PSDB mineiro, Caio Nárcio, filho de Nárcio Rodrigues, disse que não há nenhuma definição do nome de Pimenta . "Não tem sinalização oficial do partido, mas a gente vê os sinais. Ao lado de quem o Pimenta da Veiga ficou durante toda a cerimônia? ". O ex-ministro chegou ontem cedo a Uberlândia e aproveitou para se reunir com diversas lideranças locais.

Senado. Durante o encontro na cidade, batizado de Conversa com os Mineiros, o governador Anastasia foi chamado de senador diversas vezes pela militância presente. Ele chegou a fazer gestos pedindo às pessoas que estavam logo à frente do palco que parassem de gritar. O governador é o candidato natural do partido ao Senado, mas segundo interlocutores tem se mostrado um pouco resistente ao cargo. Em entrevista, ele também disse que ainda não é hora de anunciar nomes e que o partido tem tempo para escolher quem serão os três indicados para compor a chapa majoritária (governador, vice-governador e senador). No dia 11 de novembro, o PSDB promove mais um encontro com lideranças da base governista no estado, desta vez em Poços de Caldas, no Sul de Minas.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: