quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Piada do dia 2: Lula na Constituinte, Sarney está em condição igual à de Ulysses

Agrado coincide com descontentamento do PMDB do Maranhão com o PT

Chico de Gois, Júnia Gama e Fernanda Krakqvics

BRASÍLIA- O ex-presidente Lula fez ontem um desagravo ao senador José Sarney (PMDB-AP), elogiando sua postura durante a Constituinte, quando era presidente da República, e comparando-o ao deputado Ulysses Guimarães (PMDB-SP), que presidiu os trabalhos que resultaram na Carta Magna. Lula afirmou que Sarney teve um comportamento digno no período e aproveitou para criticar a imprensa por, segundo ele, avacalhar a política.

O agrado público de Lula a Sarney ocorre num momento de descontentamento do PMDB do Maranhão com o Planalto e o PT, que resistem em apoiar o candidato de Roseana Sarney ao governo do estado. Em discurso no Senado, Lula disse que, na época da Constituinte, era muito jovem e impetuoso e reafirmou que o PT, embora tenha se posicionado contra o texto final da Constituição, por ter seu próprio projeto, a assinou porque a bancada de seu partido participou das discussões.

Após ser homenageado com medalha em comemoração aos 25 anos da Constituição de 1988, Lula disse que Ulysses coordenou com maestria os trabalhos, mas ressaltou:

— O senhor (Sarney) não teve facilidade e muito menos moleza. Sua presença na Presidência no período da Constituinte deve ser lembrada em igualdade de condições com Ulysses. Mesmo quando o senhor era afrontado no Congresso, o senhor não levantou um único dedo, ou disse alguma palavra para criar dificuldades paia a Constituinte.

À tarde, Lula recebeu outra medalha na Câmara e, mais uma vez, fez questão de enaltecer o Parlamento, "porque acredita que essa é a Casa do debate" O ex-presidente defendeu a aprovação de uma reforma política e do marco civil da internet. Os deputados do PT partiram um bolo em comemoração ao aniversário de Lula, ocorrido no último domingo. O primeiro pedaço foi oferecido para o filho de um funcionário da Câmara, de cerca de dez anos, que não aceitou. O ex-presidente ainda posou para uma foto com a bancada do PT.

A passagem de Lula pelo Congresso foi marcada por grande tumulto, com funcionários e visitantes pedindo para tirar fotos, querendo abraçar e falar com o ex presidente.

Ulysses e Sarney

Marcas distintas na história
Ulysses Guimarães e José Sarney atuaram no debate e na construção do novo texto constitucional promulgado em outubro de 1988, masa popularidade de cada um ao fim do processo indicava quão distintas foram suas atuações.

A marca que ficou de Ulysses, como presidente da Câmara e da Assembleia Constituinte, foi a do grande político, articulador e democrata, que, ao fim de dois anos, o tornou admirado em todo o país. Já do então presidente da República, José Sarney, a lembrança mais viva foi da luta que travou durante meses para aprovar na Constituinte, a qualquer custo, o mandato de cinco anos, que lhe deu um ano a mais de comando no Planalto.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: