sábado, 5 de outubro de 2013

Panorama político -Ilimar Franco

Com o PPS na cabeça
A candidata Marma Silva só vai anunciar seu destino hoje. Mas, ontem à noite, o ambiente no PPS era de euforia. Um dos conselheiros de Marina, Walter Feldman (ex-PSDB), fez sondagens com políticos do PPS. Feldman é a favor da candidatura, mas nega preferência partidária. Superado o constrangimento, Marina parece ganha para a ideia de que ela não tem o direito de frustrar seus eleitores.

Os dez pecados capitais
Aliados de Marina Silva não culpam a Justiça Eleitoral nem a lei pela decisão do TSE. E fazem uma lista dos 10 erros: 1. a formação da Rede começou muito tarde; 2. confiar demais na mobilização das redes sociais; 3. ineficiência dos 12 mil voluntários (75 assinaturas per capita); 4. Marina foi personalista; 5. falta de abertura para sugestões e críticas; 6. desprezo pelos problemas locais de políticos potencialmente aliados; 7. limitação às adesões de políticos tradicionais; 8. Marina fez pouco trabalho braçal em busca de assinaturas; 9. ela se "encastelou" em debates filosóficos; 10. filtrar por conta própria as assinaturas coletadas, ao invés de mandar todas.

"Acho que a eleição de 2014 perde muito sem a Marina. O Brasil perde. O eleitor vai perder. O debate vai perder. A democracia vai perder"
Jorge Viana
Senador (PT-AC)

Lição de moral
A presidente do TSE, Cármen Lúcia, fez uma contundente defesa do cumprimento das leis no julgamento da Rede. "Todos nós, cidadãos, temos que nos submeter à lei, porque senão, teremos o caos" sentenciou. Ela também fez questão de defender a Justiça Eleitoral, dizendo "é considerada uma das melhores do mundo".

Numerologia
A Rede, quando criada, terá o número 18. A preferência de Marina Silva era pelo 99. Mas o pedido foi recusado pelo TSE porque é usado para testes das urnas eletrônicas. A segunda opção era o 77, mas ficou para o Solidariedade.

Sirkis deixa o PV
Depois de tentar e não conseguir se reunir com a direção regional do PV o deputado Alfredo Sirkis encaminhou ontem, às 16h, sua desfiliação ao juiz da 16ª Zona Eleitoral do Rio. O seu futuro partidário será decidido hoje. Sirkis está trabalhando com duas possibilidades: o PPS e o PSB. Fundador do PV, ele sai porque o partido decidiu cassar a sua candidatura em 2014.

A volta de Golbery
O neto do general Golbery do Couto e Silva se filiou ao DEM e vai concorrer a deputado federal em 2014. Ele se chama Golbery do Couto e Silva Neto e tem 40 anos. Ele diz que vem para "retomar os rumos do progresso".

A explicação
A omissão do caso da deputada estadual Janira na rede de TV do PSOL, explica o deputado Chico Alencar (RJ), ocorreu porque o programa era de cinco minutos e em rede nacional. E porque é preciso esperar a investigação do Conselho de Ética.

A luta continua
O trabalho para conseguir as assinaturas para criar a Rede continua. Uma vez criado, mesmo sem candidatos, o partido terá direito a alguns segundos na TV, uns trocados do Fundo Partidário e o direito de se coligar nas eleições.

OS PRINCIPAIS CONSELHEIROS DE MARINA são os ex-assessores na pasta do Meio Ambiente e no Senado Basileo Margarido e Pedro Ivo Batista.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: