sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Panorama político – Ilimar Franco

Puxão de orelhas
A ministra Ideli Salvatti comunicou ao PMDB do Senado, anteontem, que o diretor financeiro da Postalis, Ricardo Oliveira Azevedo, seria afastado. Ele é apontado como responsável pelo prejuízo de R$ 762 milhões ao fundo de pensão dos Correios. A demissão não saiu antes devido à demora do PMDB em indicar o substituto. O partido não sugeriu nada. O governo perdeu a paciência.

Na era do pragmatismo
Os defensores do mercado estão se sentindo sós. O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), pressiona para votar ainda neste mês o Código da Mineração. Nem o PSDB está disposto a fazer o discurso contra a mão grande do Estado e do desestímulo ao mercado. O código vai aumentar os royalties dos minerais de 2% para 4%. Acontece que os maiores interessados no aumento do pagamento, pelas empresas privadas, são os governadores tucanos Antonio Anastasia (MG), Simão Jatene (PA.) e Marconi Perillo (GO), e o pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves. Minas Gerais responde por 53% da produção mineral do país. O Pará, por 28%; e Goiás, por 4%.

"Tenho certeza que não trilhamos o caminho errado, mas temos que admitir: estamos num caminho que já deu o que tinha que dar"  Eduardo Campos Candidato à Presidência no programa do PSB na TV

No comando
O ex-ministro Fernando Bezerra, além de coordenar a construção do programa da coalizão PSB/Rede, vai assumir uma vice-presidência do partido. Vai ocupar a vaga do prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, que deixou o PSB.

Se a moda pega
O Ministério das Comunicações fez um acordo com o Serpro. A empresa pública vai fornecer e-mails criptografados para uso da pasta. A empresa I internacional que atendia o ministério já foi informada que o contrato não será renovado. A experiência é piloto e, se der certo, pode vir a ser adotada pelo conjunto do governo.

Objeto de cobiça
Os socialistas ainda não entregaram todos os cargos no governo Dilma. O diretor-presidente da Chesf, João Bosco de Almeida, indicação do grupo de Eduardo Campos, segue no cargo. Há socialistas também na Sudene e em outras áreas.

Cláusula de barreira
A criação de cláusula de barreira de 3% dos votos nacionais, para um partido ter direito a tempo de TV e ao Fundo Partidário, será adotada pelos grandes partidos na Câmara. A comissão criada para propor uma reforma política vai aprovar emenda constitucional com esse fim. O texto incorpora tese do DEM: deputado que trocar de partido não leva tempo de TV nem o Fundo.

No dia seguinte
O candidato do PSDB, Aécio Neves, ligou ontem de Nova York para o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO). Emissário do candidato do PSB, Eduardo Campos, o ex-deputado Pedro Valadares esteve com Caiado tentando consertar o estrago.

Mais realistas que o rei
Ò presidente do PROS, Eurípedes Junior, contou na primeira reunião de deputados do partido, na quarta-feira, que sua assinatura foi rejeitada pelo cartório eleitoral quando estava no processo de criação do partido. Ele foi ao cartório reclamar.

A COMISSÃO DA REFORMA POLÍTICA da Câmara analisa ideia de dividir os estados de maior bancada, São Paulo e Rio de Janeiro, em seis ou nove distritos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: