terça-feira, 1 de outubro de 2013

Panorama político - Ilimar Franco

Paraguai na cabeça
O presidente paraguaio Horacio Cartes garantiu ontem à presidente Dilma que seu país volta ao Mercosul até o fim do ano. Para desfazer o mal-estar, desde seu afastamento, Dilma ofereceu ao país vizinho a presidência rotativa, hoje exercida pela Venezuela. Essa, deveria ser ocupada pela Argentina, cuja presidente Cristina Kirchner teria aceito a mudança da ordem em nome da concórdia.

Uma semana tensa
Os estrategistas da presidente Dilma e do presidente do PSDB, Aécio Neves, vivem momentos de ansiedade. A disputa pelo Planalto vive dias de ebulição. Para os tucanos, é fundamental que o TSE dê um jeito pela criação da Rede, de Marina Silva. A presença desta na disputa é considerada fundamental para levar a eleição para o segundo turno. Para os petistas, o melhor dos mundos será aquele em que Marina decida não concorrer sem a sua Rede. Há ainda um estresse adicional. O ex-governador José Serra define esta semana se vai para a disputa interna no PSDB ou se anuncia sua filiação ao PPS com o objetivo de concorrer à Presidência da República.

"Se o TSE considerar a burocracia não vai dar para criar a Rede. Mas se os juizes levarem em conta a sociedade vai dar"
Alfredo Sirkls
Deputado federal (PV-RJ) e um dos defensores da criação da Rede

Fazendo a corte
O empresário Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice José Alencar, encontra-se hoje com o vice Michel Temer. Josué foi convidado para se filiar ao PMDB. O partido o quer concorrendo ao Senado ou a vice de Fernando Pimentel (PT).

Quem dá mais?!
Os socialistas do Ceará se desfiliaram ontem do partido e hoje devem anunciar o ingresso no PROS. Antes de deixar o partido, o governador Cid Gomes determinou ao tesoureiro do PSB local que transferisse o dinheiro em caixa para a conta do PSB nacional. O partido do governador, e candidato a presidente, Eduardo Campos recebeu R$ 250 mil.

A teia da Rede
O seu partido, a Rede, ainda não foi aprovado no TSE, mas Marina Silva continua surpreendendo. Pesquisa Ibope, divulgada ontem, revela que ela está disputando o segundo lugar no Rio Grande do Sul contra o candidato do PSDB, Aécio Neves.

Retrato da largada
O Instituto Vox Populi fechou no domingo uma pesquisa em Alagoas. Ela foi contratada pelo PMDB. Nela, Aécio Neves (PSDB), com 7,6%, e Eduardo Campos (PSB), com 6,9%, disputam o terceiro lugar. A candidata da Rede, Marina Silva, tem 13,6%, e a presidente Dilma tem 57,2%. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), lidera folgado a corrida para o governo.

Lá laia laia
Futuro partido do governador Cid Gomes, o PROS tem até hino. Ele está num vídeo no Youtube.
Seus versos dizem: "Sonhar não é demais. Somos todos brasileiros e não desistimos de lutar. Eu sou do PROS, não posso ser do contra"

Correndo atrás do prejuízo
O ministro Gastão Vieira (Turismo) está criando uma força-tarefa para analisar 2.800 processos de prestação de contas que estão na gaveta da pasta. Sua criação foi decidida após análise-piloto de 159 processos cujas contas foram reprovadas.

O ex-presidente da OAB, Cézar Britto, recrutou dois advogados cubanos. Eles vêm defender a lei trabalhista de Cuba no contexto do Mais Médicos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: