terça-feira, 8 de outubro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Plano M
Dilma Rousseff e Lula conversaram no fim de semana sobre o novo cenário político após a ida de Marina Silva para o PSB de Eduardo Campos. Segundo interlocutores do Planalto, a avaliação de ambos é que a ex-senadora deve continuar à frente do governador de Pernambuco nas pesquisas, o que levará a uma pressão para que seja ela a candidata a presidente. Tanto que as pesquisas encomendadas pelo PT continuarão testando seu nome como presidenciável, além do de Campos.

Médio prazo Marcos Coimbra, do Vox Populi, disse a petistas reunidos ontem pelo Instituto Lula que as pesquisas devem demorar a mostrar mudanças pós-aliança.

Vem cá Lula deve conversar hoje sobre o assunto com Rui Falcão, presidente nacional do PT. O partido quer definir a situação em Estados em que o ex-presidente queria manter pontes com o PSB.

Sintonia 1 Campos e Marina se falaram ontem após assistirem à versão final do programa do PSB que vai ao ar quinta-feira. Os dois se emocionaram com o resultado.

Sintonia 2 O ato de filiação de Marina encerra o programa de dez minutos. São alternadas cenas com os discursos dos dois. A ex-senadora fala sobre a Rede ser "o primeiro partido clandestino da democracia" e, depois, o pernambucano reconhece a existência da legenda.

Último... Raul Jungmann (PPS-PE) embarcou às pressas para Brasília no sábado, só com a roupa do corpo, na expectativa de que o partido selasse acordo com Marina.

... a saber "O PPS foi desrespeitado. Foi chamado a Brasília para discutir o casamento e descobriu que não estava na posição de noivo, mas de padrinho", reclama.

De mestre Roberto Jefferson classifica a dobradinha como "a maior jogada política do ano'', mas diz que o PTB irá "marchar com Dilma em 2014". "Temos definição, fizemos uma estrutura em torno dela", diz.

Infiltrados O clima entre PT e PSB piorou em Pernambuco. Petistas acusam Campos de interferir na eleição interna do partido, com apoio a uma das chapas que disputam a presidência estadual.

Resposta 1 Guido Mantega (Fazenda) rebate o presidenciável Aécio Neves (PSDB), que disse em artigo na Folha que os investidores estrangeiros estão se afastando do país. O tucano abre hoje seminário do BTG Pactual em Nova York. "O senador precisa se preparar melhor antes de falar", diz Mantega.

Resposta 2 Segundo o ministro, os dados mostram o contrário. Neste ano, de janeiro a agosto, entraram no Brasil US$ 61,6 bilhões entre investimento estrangeiro direto e aplicações em renda fixa e ações. "Se houvesse desconfiança, não entraria tanto dinheiro no país", afirma o ministro de Dilma.

Para viagem Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) não pode frequentar tanto quanto gostaria o Sanfelice, restaurante aberto em Brasília pela filha Myrian, que é chef. Segundo ela, toda vez que o pai aparece para jantar, é abordado por pessoas que lhe pedem cargos no governo.

Infiltrado O deputado Alex Canziani (PTB-PR) encaminhou ao governo federal a indicação de Luiz Henrique Dividino, superintendente do porto de Paranaguá e aliado do governador Beto Richa (PSDB), para a diretoria da ANTT, a agência de transporte terrestre.

Visita à Folha Samuel Moreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava com Enio Lucciola, assessor de imprensa.

Tiroteio

"Em 2010, Ciro dizia no PSB que Dilma seria um zero. Agora diz que Marina e Campos são dois zeros. Temos duas chances de vencer."

DO DEPUTADO MÁRCIO FRANÇA (PSB-SP), sobre as críticas feitas por Ciro Gomes (Pros) à aliança entre seu antigo partido e a ex-senadora Marina Silva.

Contraponto

Prefeito Benjamin Button

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), foi pessoalmente à sala de monitoramento de trânsito, que fica próxima à rodoferroviária, na quinta-feira passada, depois que uma tempestade causou estragos na cidade.

No caminho, foi abordado por um munícipe, que lhe pediu ajuda, pois trancara seu carro com a chave dentro:

--Doutor Maurício, por favor me ajude --pediu, confundindo o prefeito com o pai, que também era político.

Fruet e assessores abriram o carro após meia hora.

--Obrigado, doutor Maurício! E o senhor está muito bem disposto. Até rejuvenesceu! --agradeceu o morador.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: