quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Carta ao mercado
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva articula nos bastidores para que o Senado vote o projeto de Francisco Dornelles (PP-RJ) de autonomia do Banco Central. Lula conversou sobre isso ontem com o senador. O petista também falou com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) --que, na semana passada, surpreendeu o governo ao defender a proposta. Lula acha que a votação seria uma forma de debelar a desconfiança do mercado em relação ao governo Dilma Rousseff.

Fome zero Depois da megafesta para celebrar os dez anos do Bolsa Família, hoje em Brasília, Dilma deve receber Lula para almoçar.

Timing Assessores do Planalto lembram que, dias atrás, Guido Mantega (Fazenda) criticou a proposta, e que a decisão de Renan de pautar o assunto coincide com a falta de sinais de que Vital do Rêgo será efetivado ministro.

Big Bang PSB e Rede vão iniciar ainda este ano encontros temáticos para discutir o programa da coligação. No de Campinas, membros da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência serão convidados a apresentar propostas para ciência e tecnologia.

Mapa Outros eventos serão organizados para debater cultura (no Rio), educação (em Belo Horizonte), biodiversidade (na região Norte) e agronegócio (em Rondonópolis ou Campo Grande).

Óleo... No seminário de segunda-feira, partidários de Marina Silva reclamaram que as propostas do ex-ministro Fernando Bezerra, aliado de Eduardo Campos, para energia e saneamento não tinham uma visão sustentável.

... e água "Ele ainda está apegado ao cargo", diz um membro da Rede. Bezerra rebateu que uma proposta concreta para a infraestrutura é essencial para não provocar a desconfiança de investidores.

Ideia fixa Quem acompanhou o discurso de Dilma em solenidade em São Paulo na segunda-feira à noite registrou: ela explicou por quase dez minutos as regras do leilão de Libra e os motivos que levaram o governo a escolher o sistema de partilha.

Olhar 43 A todo tempo a petista encarava Aécio Neves, seu provável rival em 2014.
À mineira O presidente do PSDB de Minas, Marcus Pestana, promoveu almoço com a bancada do PSD no Estado ontem, em Brasília. Gilberto Kassab opera para que o partido se alie ao PT em 2014, mas a maioria dos deputados estaduais e federais prefere apoiar o projeto nacional e local de Aécio Neves.

Escalado Lula incentivou ontem Blairo Maggi (PR) a disputar o governo de Mato Grosso em 2014. Para o ex-presidente, o senador é daqueles políticos que "nasceram para o Executivo".

Palanque O governador Beto Richa (PSDB) grava amanhã uma participação no "Programa do Ratinho", do SBT. O apresentador é o preferido de políticos em pré-campanha. Já recebeu Dilma, Aécio Neves, Eduardo Campos e Alexandre Padilha.

Shalom Padilha, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, participou de jantar com cerca de 60 membros da comunidade judaica no domingo, na casa do médico Cláudio Lottenberg, do Hospital Albert Einstein.

Visitas à Folha Edevaldo Alves da Silva, advogado e presidente do Complexo Educacional FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Edson Alves da Silva, advogado.

Elena Landau, economista e presidente no Rio do Instituto Teotônio Vilela, do PSDB, visitou ontem a Folha.

Tiroteio

"Esse assunto de querer armazenar dados no Brasil para proteger a privacidade é igual a achar que Obama só espiona nos EUA."

DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (RJ), líder do PMDB na Câmara, sobre a proposta que o governo pretende incluir na votação do Marco Civil da Internet.

Contraponto

Caixa postal

No almoço de ontem com senadores do bloco formado por PTB, PR e PSC, o ex-presidente Lula resolveu dar uma folga para Ideli Salvatti (Relações Institucionais), que não desgrudava do telefone celular.

--Ideli, você tá ligando para o papa? --perguntou o petista, brincando.

--Não, presidente --respondeu Ideli, sorrindo.

--Tá ligando para a Dilma? --devolveu Lula.

--Não --disse a ministra.

--Então desliga esse telefone! --encerrou o ex-presidente, provocando gargalhadas dos convidados.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: