domingo, 20 de outubro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Vai passar?
A pressa da Câmara em votar o projeto de lei do deputado Newton Lima (PT-SP) que acaba com a censura a biografias se deve, principalmente, ao temor de que o Supremo Tribunal Federal, mais uma vez, decida antes sobre questão de relevância nacional. Até o assunto virar polêmica, os deputados empurravam a matéria com a barriga. Mesmo agora, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), evita opinar sobre o mérito. "É um tema muito controverso", diz.

Placar A maioria dos líderes partidários já se manifestou a favor da liberação de biografias. A dúvida é qual posição adotará o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Histórico Caiado processou em 2005 o escritor Fernando Morais, e obteve sua condenação, por ter sido citado no livro "Na Toca dos Leões", sobre a agência de publicidade W/Brasil.

Dinastia O projeto original que retira do Código Civil o dispositivo que permite censura a biografias é do ex-ministro Antonio Palocci. Foi reapresentado na legislatura passada pelo atual titular da Justiça, José Eduardo Cardozo, e, em 2011, teve a terceira versão, pelas mãos de Lima.

Na reserva O governo de São Paulo fez as contas e informa que está "pouco propenso" a reduzir sua alíquota de ICMS incidente sobre combustível de aviação, de 25% para 12%. O pedido foi feito pelo ministro Moreira Franco (Aviação Civil), em uma tentativa de abrir espaço para a redução das tarifas aéreas.

Onde pega Auxiliares de Geraldo Alckmin reconhecem que, para fugir do imposto de 25%, as empresas aéreas abastecem suas aeronaves em outros Estados. A perda de arrecadação, entretanto, seria maior com o corte do ICMS. O Distrito Federal atendeu pedido das companhias e reduziu a alíquota para 12%.

Ponta... Municípios consultados pela Frente Nacional dos Prefeitos estimam que suas dívidas com a União devem cair entre 30% e 40% com a proposta de mudança na fórmula de correção.

... do lápis Depois de fazerem as contas, os prefeitos passaram a telefonar para os deputados em Brasília para pedir a aprovação do projeto.

Dois pra lá... Eduardo Campos (PSB) desembarca em São Paulo amanhã para acompanhar Marina Silva, sua possível companheira de chapa em 2014, que dará entrevista ao vivo ao programa "Roda Viva", da TV Cultura.

... dois pra cá O governador de Pernambuco, por sua vez, participa dia 11 de novembro do "Programa do Jô", da Rede Globo, que na semana passada exibiu entrevista com a ex-senadora.

Túnel do tempo De um aliado que conversou recentemente com Lula, sobre a reação do ex-presidente à aliança entre Campos e Marina: "Acho que, se pudesse voltar atrás, ele recolheria pessoalmente assinaturas para viabilizar a Rede".

SAC Nas conversas políticas, Lula procura traçar um diagnóstico de como anda a relação do governo Dilma Rousseff com os Estados, na tentativa de remover obstáculos às alianças para 2014.

Infiltrados Eduardo Campos tem manifestado contrariedade com a ação de dirigentes do PSB suscetíveis a pressões do PT. Tem dito que terá de achar um modo de contê-los na campanha.

Sem alta Diferentemente de outros ministros que serão candidatos e devem deixar as pastas entre dezembro e janeiro, Alexandre Padilha (Saúde) não recebeu sinal de Dilma sobre quando será liberado para a campanha para o governo de São Paulo.

Tiroteio

"Será que a família de Augusto Pinochet autorizaria biografia sobre as barbaridades que o ex-ditador cometeu e ordenou no Chile?"

DE WADIH DAMOUS, presidente da Comissão da Verdade do Rio, sobre artistas que defendem a necessidade de autorização para publicação de biografias.

Contraponto

Com a mão no bolso

Geraldo Alckmin (PSDB) ficou desconfortável ao perceber que era uma das poucas autoridades sem gravata em um evento do governo paulista na última sexta-feira.

--Queria pedir desculpas por ter vindo aqui sem gravata. Em Pindamonhangaba, minha cidade natal, ir a solenidade sem gravata é como estar literalmente nu --disse.

Depois, o tucano se justificou:

--É que eu saí cedo e encontrei meu filho indo trabalhar. Ele estava sem gravata porque, nas empresas privadas, sexta-feira é o "casual day". Eu o vi sem gravata e quis entrar nessa --explicou, provocando risos.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: