sábado, 19 de outubro de 2013

Lula ironiza Marina: ‘economista’ sabe tudo na oposição

PT deve anunciar amanhã saída do governo Campos; Rui Falcão fala em ‘declarações hostis’

Thiago Herdy e Tatiana Farah

SÃO PAULO - O ex-presidente Lula ironizou ontem, em São Paulo, crítica de Marina Silva, que acusou o PT de ser negligente com o tripé econômico criado no governo Fernando Henrique, baseado no superávit primário nas contas públicas, regime de câmbio flutuante e metas para inflação. — Economista sabe tudo quando está na oposição. Eu agora estou vendo até uma candidata falar em tripé. “Porque é preciso consertar o tripé.” Acho fantástico como o economista é um bicho sabido.

Como não pude ser, e o José de Alencar também não, a gente tentou fazer os investimentos para transformar o país em uma grande nação — disse Lula, durante palestras para sindicalistas da educação em um clube da zona Norte de São Paulo. Nesta semana, em viagem a Minas Gerais, Dilma já havia dito que seus adversários nas eleições presidenciais de 2014 precisavam “estudar muito” sobre o país. Marina rebateu no mesmo dia, dizendo que “difícil são aqueles que acham que já não têm mais o que aprender” .

Durante o evento realizado na noite de ontem pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), ligado à CUT, Lula ouviu da plateia um apelo para se candidatar a governador de São Paulo em 2014. No entanto, declinou e disse que deseja ser apenas um “cabo eleitoral nas próximas eleições”. Lula trabalha pela candidatura do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao cargo. —- Tem tempo de concorrer, e tempo de parar. Eu acho que já fiz a minha parte, já cumpri com a tarefa que vocês me delegaram. (...) Agora temos outra tarefa, que não é a minha — disse o ex-presidente.

Falcão reúne lideranças em SP

O PT deve anunciar amanhã a saída do partido do governo de Eduardo Campos ( PSB), em Pernambuco. Com os ânimos inflamados por conta das eleições internas da legenda, os petistas pernambucanos se reúnem no diretório estadual, quando decidem também como vão se posicionar em relação a Campos, que, segundo o presidente nacional do PT, Rui Falcão, tem feito “declarações hostis” sobre o governo Dilma e os petistas.

Ontem, Falcão reuniu em São Paulo 15 lideranças do PT de Pernambuco para tentar pacificar o racha, que teve início na campanha municipal de 2010 e se agravou com a disputa das eleições internas e com o anúncio de Campos de concorrer à Presidência. Para Falcão, o PT deve se unir no estado como estratégia de “autodefesa”. O partido havia decidido discutir em cada estado como ficaria a relação com os governos socialistas dos quais participava, mas acabou atropelado pela decisão de Campos de anunciar sua pré-candidatura ao lado da ex-ministra Marina Silva.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: