quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Campos critica política econômica do governo e diz que ‘é sempre bom estudar’

Governador de Pernambuco defendeu posição da aliada Marina Silva e rebateu fala de Dilma

Jamildo Melo

RECIFE — O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse nesta terça-feira que o debate proposto pela Rede e pelo PSB sobre a economia ajudam o Brasil e o governo Dilma a olhar para o futuro. Em seminário internacional, de forma direta, Campos também respondeu a declarações de Dilma, que havia sugerido aos adversários estudar o Brasil.

— Eu acho que estudar é sempre bom. Todo mundo estudar sempre é bom. Eu, todo dia, preciso estudar alguma coisa. Acho fundamental que a gente possa aprender, ter ouvidos abertos. Estudar nos livros, estudar na academia e aprender com o povo. Tudo isto é fundamental.

Campos defendeu a importância do capital privado para impulsionar um crescimento sustentável e o discurso de Marina Silva, segundo o qual houve retrocesso na política econômica.

— Eu tenho acompanhado o que Marina tem falado, nos debates. É uma crítica que muitos tem levantado. A própria imprensa. Os analistas econômicos tem levantado críticas. Mais do que levantar críticas, tem se apontado também caminhos. É esse debate que nos interessa fazer. Um debate em que a gente reconhece exatamente o que houve de bom, de maneira positiva na vida brasileira nos últimos anos, mas a gente, de outro lado, também reconhece a necessidade de aprofundar o debate para legar ao País uma retomada do crescimento.

As declarações sobre a situação econômica do país foram feitas nesta manhã, quando Campos participou da abertura da 30ª Conferência Mundial de Parques Científicos e Tecnológicos da IASP (International Association of Science Parks) e do 23º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, em Recife.

— Eu acho que a gente demorou a tomar a iniciativa de chamar a iniciativa privada, seja para as parcerias público privadas, seja para as concessões. E, neste momento, é importante que a gente veja este desafio da infraestrutura como desafio importante para aumentar a produtividade da economia como qualidade de vida nas cidades —declarou.

Ao defender regras claras nas concessões de obras públicas, Eduardo Campos voltou a criticar o atual governo federal, em tom de reclamação.

— Temos que ter regras claras, que passem confiança, para os investimentos que tem retorno em 25 anos. É fundamental para os agentes econômicos que eles percebam que há um rumo estratégico para 25 anos. Se eles imaginam que o país está sendo discutido só para a próxima eleição, ele bota os dois pés atrás, antes de colocar recursos (nas PPPs). Por isto que o debate com a Rede ajuda o Brasil. Esse olhar estratégico ele ajuda o Brasil e ajuda o governo brasileiro — destacou.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: