sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo

De olho// A cúpula do PT está monitorando o impacto eleitoral da filiação de Marina Silva e sua Rede Sustentabilidade ao PSB na candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao Palácio do Planalto. Encomendou duas pesquisas, uma qualitativa e outra de intenção de votos. Vão medir a repercussão do programa de tevê de Campos e Marina, ontem à noite.

Fios desencapados
Fala-se muito na tutela exercida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à presidente Dilma Rousseff e ao govemo dela, principalmente quanto às eleições de 2014, mas há que se reconhecer duas coisas: Dilma é uma criação de Lula, mas o "poste" ganhou asas e hoje voa por meios próprios; e Lula administra a situação com habilidade, nada faz para enfraquecê-la ou provocar uma crise na base do govemo.

Os pré-candidatos do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, vivem situação diferente. O ex-governador José Sena (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva (PSB), por temperamento, são dois fios desencapados. O curto-circuito só não ocorrerá se Aécio e Campos esbanjarem tolerância pessoal e habilidade política, principalmente enquanto não Programaticamente, Serra não se afina com Aécio em matéria de economia e política de alianças, Sempre criticou o "mais do mesmo" (câmbio flutuante, superavit fiscal e juros altos) que garantiu o sucesso do Plano Real e as composições políticas na administração pública, que chama "balcanização" do Estado. Marina Silva também não é fácil, gosta de "blocar" os aliados. É o que fez ao anunciar que apoia o deputado Reguffe (PDT) em Brasília, e não o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), ao Palácio do Buriti. Além disso, o apoio de Marina depende da incorporação da plataforma da Rede, que é conservacionista, ao programa de governo de Campos, que é um desenvolvimentista de berço.

Aposentados
Nem caças, nem cargueiros. Os KC-137, versão militar do Boeing 707, foram desativados ontem, em solenidade na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Os aviões pertenciam ao Esquadrão Corsário do 2o Grupo de Transporte. Por enquanto, não serão substituídos, assim como os caças Mirage 2.000, recentemente aposentados.

Idosos
Até 2050, a estimativa é que o universo dê indivíduos com 60 anos ou mais triplique no Brasil, chegando a 30% da população, ou seja, 64 milhões de idosos

Berlinda
Bismarck Maia, secretário de Turismo no Ceará, é o nome que o governador Cid Gomes (foto), do Pros, quer emplacar na Secretaria dos Portos. Leônidas Cristino, que deixou o posto na Esplanada, deverá ser seu candidato a governador. O problema é que Bismarck precisa também do aval do senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE), que lidera as pesquisas para a sucessão de Gomes e que anda às turras com o governador cearense.

Amazônia/ Companhias aéreas e órgãos governamentais foram duramente criticados na audiência pública da Comissão da Amazônia, na qual foi discutida a situação da aviação civil na região, com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e de empresas aéreas. Os deputado Plínio Valério (PSDB-AM) e Arnaldo Jordy (PPS-PA) foram os que mais estrilaram.

Roda Viva/ Marina Silva adiou sua participação no Roda Viva, da TV Cultura, que estava prevista para a próxima segunda-feira.

Padrinho
O ex-prefeito de Unaí Antério Mânica, um dos acusados pela chacina de três auditores fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho, em janeiro de 2004, filiou-se ao PMDB, a convite do ministro da Agricultura, Antônio Andrade. Os auditores Nelson José da Silva, João Batista Lages e Erastótenes de Almeida Gonçalves, conduzidos pelo motorista Ailton Pereira de Oliveira, investigavam a exploração de trabalhadores em fazendas da região. Durante a fiscalização, eles foram abordados e assassinados a tiros.

Recado
Tucanos paulistas reagiram às declarações de José Serra de que o candidato do PSDB somente deve ser definido depois de março. Para eles, com a aliança entre Eduardo Campos e Marina Silva, é mais aconselhável que o partido decida logo quem é o candidato, sob pena de perder terreno na disputa ao Palácio do Planalto. "O Serra não só ficou, como começou a andar", avalia um dos conselheiros do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (foto), do PSDB. Na quarta-feira, Serra estava no Rio Grande do Sul.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: