sábado, 26 de outubro de 2013

Aécio diz que Dilma tem 'memória fraca'

Segundo senador, gestão de Lula na Presidência também não investiu em metrô das capitais brasileiras

Pedro Venceslau

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP) - Em visita ao interior de São Paulo para fazer o encerramento de um congresso com prefeitos da região noroeste do Estado, o senador Aécio Neves respondeu às críticas indiretas feitas ontem pela presidente Dilma Rousseff ao PSDB na Presidência -segundo ela, o governo "tinha que pedir autorização do FMI (Fundo Monetário Internacional) para investir", daí o fato de não colocar dinheiro em metrô.

"Dilma está com a memória fraca. Durante a gestão do presidente Lula as principais capitais do Brasil ficaram esperando recursos federais, que não vieram. Não houve um palmo de metrô em Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. No mundo inteiro, tradicionalmente, é o governo federal que precisa apoiar as obras estruturantes. Não sei onde estão as obras que o PT fez nesses 11 anos de governo", disse o provável candidato do PSDB ao Planalto em 2014.

Também no evento, o senador tucano Aloysio Nunes (SP) foi na mesma linha." Ébom mesmo que ela não precise pedir (autorização). Se precisasse, o FMI não daria. A apreciação que o FMI tem do desempenho do governo Dilma é a pior possível."


A participação de Aécio no 7.0 Congresso de Municípios do Noroeste Paulista ocorreu dois dias depois de o ex-governador José Serra (PSDB) chegar de surpresa ao mesmo evento acompanhado apenas de um segurança e uma secretária.

Já o mineiro chegou à cidade acompanhado de um séquito formado pelas principais lideranças tucanas no Estado, entre elas vários serristas históricos.

No momento em que a cúpula nacional do PSDB toma cuidado com as palavras para evitar o acirramento entre seus dois pré-candidatos, a cúpula aecista deu uma demonstração pública de força ao levar para Olímpia junto com senador o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Samuel Moreira, o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, o presidente estadual do PSDB, Duarte Nogueira, além de três secretários do governador Geraldo Alckmin-José Aníbal (Energia), Bruno Covas (Meio Ambiente) e Julio Semeghini (Planejamento),

Alckmin chegou a articular sua participação, mas desistiu para não melindrar Serra.

A comitiva de Aécio começou o roteiro em São José do Rio Preto, cidade considerada um reduto serrista, Questionado sobre as declarações recentes do ex-governador, que afirmou ser : "improvável" mas não "impossível" disputar o Palácio do Planalto, Aécio foi diplomático.

"Acho muito bom que o PSDB possa ter um quadro da qualidade de José Serra disponível para qualquer candidatura. Isso tem que ser saudado por nós, e eleve preocupar os nossos adversários, que acreditaram sempre na divisão do partido, Nós não temos a menor necessidade de antecipar a definição de candidaturas".

As declarações de Serra já eram esperadas por Aécio.

Tripé» Em suas críticas ao governo Dilma feitas nas duas visitas, o senador mineiro casou seu discurso com o da ex-ministra Marina Silva sobre o descui-; do com o "tripé econômico". "Ao administrar a economia de forma temerária, a inflação recrudesce e os pilares fundamentais da nossa economia - câmbio flutuante, meta de inflação e superávit primário - são colocados em risco extremo", afirmou o senador tucano.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: