segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Por Pezão, secretariado de Cabral também deixa governo

Pelo menos 5 pastas terão mudanças; vice vai escolher novos nomes

Marcelo Remigio

Com a desincompatibilização já acertada para abrir caminho para o vice Luiz Fernando Pezão, o governador peemedebista Sérgio Cabral deixará o Palácio Guanabara acompanhado. Junto com ele, pelo menos cinco secretários irão entregar suas pastas. Esvaziarão as gavetas Regis Fichtner, da Casa Civil; Wilson Carlos Carvalho, de Governo; Sérgio Ruy Martins, de Planejamento e Gestão; e Sérgio Côrtes, de Saúde. Também é estudada a saída de Julio Lopes, dos Transportes.

A proposta é dar carta branca para Pezão montar seu próprio governo. Fichtner, Wilson Carlos, Sérgio Ruy e Côrtes são os secretários mais próximos de Cabral e, na visão dos peemedebistas, incorporaram a imagem do governo. Já a saída de Lopes é defendida por quadros do PMDB por sua gestão ter acumulado falhas e críticas da população, sendo um telhado de vidro para ataques de adversários. À frente da Secretaria de Segurança Pública, José Mariano Beltrame deverá ser mantido durante a transição. A reforma do secretariado ainda eliminará os petistas. Segundo o presidente regional do PT, Jorge Florêncio, a saída deve acontecer antes do fim deste ano.

Cabral deverá estar fora do governo em janeiro de 2014, conforme antecipou o colunista do GLOBO Jorge Bastos Moreno, em agosto. — Não estamos rompidos com o PMDB. Temos nosso nome para 2014, e vamos sair com responsabilidade disse Florêncio. Oficialmente, o PMDB tem defendido a saída de Cabral em abril de 2014. Mas entre os caciques a entrega do Guanabara a Pezão em janeiro é unânime. Através de sua assessoria, Cabral informou que as desincompatibilizações serão discutidas com o partido.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: