segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Política - Cláudio Humberto

Governo persegue Sabóia
Destituído da embaixada em La Paz, por haver ajudado o senador asilado Roger Molina a fugir para o Brasil, o ministro Eduardo Sabóia foi removido para a sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, e nem sequer foi autorizado a voltar a Bolívia para reencontrar a família e providenciar a mudança. Sua mulher continua em La Paz com dois filhos pequenos, sem assistência ou proteção da embaixada. Eduardo Sabóia não é "persona non grata" na Bolívia. Evo Morales parece aliviado por se livrar da oposição de Roger Molina. O Itamaraty quer Eduardo Sabóia trabalhando no setor de economia e finanças, sua especialidade. Mas ele quer ir para o escritório do Rio. A visita do diplomata a políticos de oposição irritou o governo. Colegas de Eduardo Sabóia sugerem "baixar a bola", em tempos de sindicância.

Missão impossível
Presidente do DEM, o senador José Agripino (RN-foto) não vê chance de a governadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disputar reeleição, em 2014, a não ser que ela consiga costurar ampla aliança, com apoio do PMDB.

Anvisa
O STF marcou para quinta (26) o julgamento da Ação de Inconstitucionalidade da Confederação Nacional da Indústria contra a Anvisa, que proibiu a venda de cigarros com aditivos no País. A ação é decisiva para definir os limites das agências reguladoras. Mantida, a resolução da Anvisa forçaria a retirada do mercado de 95% das marcas de cigarros.

Novo poder
No Senado e na Câmara são frequentes as queixas contra agências reguladores, por suas resoluções com força de lei.

Quanto pior...
Com a proibição dos aditivos, pretendida pela Anvisa, os cigarros não ficam mais saudáveis, segundo especialistas. Ficam apenas piores.

Aditivos
Entre os "aditivos de sabor" que a Anvisa quer proibir estão substâncias da folha de tabaco perdidas no processo industrial.

Um otimista
De saída do PDT, onde se encontra com a mão no nariz, o deputado Antonio Reguffe (DF) ainda faz uma derradeira sugestão ao partido: abrir mão dos cargos. Ele acha que o PDT "ganharia credibilidade".

Policargos
Pela voracidade na ocupação de cargos no governo do DF, o deputado Policarpo (PT) ganhou um apelido significativo: "Policargo". Arrumou até uma "boca" para sua mulher, administradora da cidade Estrutural.

Irregularidades fizeram a Justiça afastar o presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antonio Santos, agarrado ao cargo há 33 anos.

Quórum
Interessados nos trocados das emendas, deputados já confirmaram presença em jantar oferecido nesta quarta (25) pelo deputado Fábio Ramalho (PV-MG) à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Frase
"Essa é uma decisão que vai caber ao PT tomar"

Governador Eduardo Campos, sobre a entrega de cargos do PT em governos do PSB

Tiro no pé
Aliados do governador Cid Gomes (PSB-CE) consideram um "tiro no pé" sua eventual filiação ao PROS que, em vias de criação, deverá ter tempo de televisão mínimo para eleger uma boa bancada em 2014.

Hesitante
Alvo de resistências no PMDB do Tocantins, a senadora Kátia Abreu (PSD) repensa a recusa em se filiar ao partido, a convite de Michel Temer. Ela diz ser candidata a governadora para garantir o retorno ao Senado.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: