sábado, 28 de setembro de 2013

Panorama Político -Ilimar Franco

Descaso ambiental
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e o presidente do Ibama, Volney Zanardi, estão perdendo a paciência com a Eletronuclear. Há dois anos Angra II foi notificada sobre a mortandade de tartarugas, que são dragadas e trituradas nas águas usadas para resfriar as turbinas. A Usina não adotou nenhuma medida de proteção e pode ter seu funcionamento suspenso.

Fim da bandalheira
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), colocará em votação, logo depois do dia 5 de outubro, o projeto que restringe a criação de partidos. Ele já foi aprovado na Câmara e seu texto impede a transferência do tempo de TV e do fundo partidário, de um partido constituído para outro novo. Isso é o que está ocorrendo agora. Quem entra nas novas legendas leva junto grana e 2’34 segundos de TV. Quando a proposta estava para ser votada no Senado, o STF concedeu liminar a pedido do PSB e suspendeu a votação. Depois disso, mesmo liberado pelo STF, Renan segurou a votação para não ser acusado de agir contra a criação da Rede, partido de Marina Silva.

“A pesquisa é irrelevante. A população não está nem aí. A presidente Dilma já tinha falado em rede nacional e só depois foi exibido o programa do PSDB”

Marcus Pestana
Presidente do PSDB de Minas e deputado sobre pesquisa Ibope

Linha de corte
O PMDB do Senado debate apresentar emenda constitucional criando a cláusula de barreira. Se for de 5%, como era na lei de 1995, a Câmara só teria oito partidos. Entre os excluídos: o PSOL de Chico Alencar (RJ) e o PV de Alfredo Sirkis (RJ).

Getúlio
O ex-presidente Lula gostou tanto do primeiro volume da biografia de Getúlio Vargas, que convidou o escritor Lira Neto para visitá-lo no Instituto Lula. Eles tiveram uma longa conversa sobre a personalidade de Getúlio e da política ao longo da história. Durante o encontro, Lira Neto entregou o segundo volume, que estava para ser lançado.

Contrabando
Integrantes da bancada do PMDB, atendendo aos conselhos regionais de medicina, querem embutir no projeto do programa Mais Médicos a criação de plano de carreira para a categoria.

Procura-se um partido
No fim de semana o governador Cid Gomes, e seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, decidem o futuro partidário de seu grupo político. Mas ontem, no Rio, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, esteve com o presidente do PDT, Carlos Lupi. O socialista ouviu do pedetista que eles seriam bem vindos e que as portas de seu partido estavam escancaradas para recebê-los.

A preferência
Os articuladores políticos do Planalto estão torcendo para que Cid e Ciro Gomes (ex-PSB) façam a opção de ingressar no PDT. Para limpar o terreno, assessores do governo tiveram uma boa conversa com o presidente do PDT, Carlos Lupi.

O marqueteiro
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) está eufórico com seu feito de marketing na visita ao Doi-Codi. Contou que só deu “um empurrãozinho” no senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Osmar Dias e Benito Gama são vice-presidentes do Banco do Brasil e não da Caixa Econômica Federal, como publicado ontem nesta coluna.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: