domingo, 15 de setembro de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

Pragmatismo
O PSDB do Rio segue esnobando seu principal aliado, o DEM. Depois de convidarem o esportista Bernardinho para ser candidato, os tucanos foram procurados pela deputada Clarissa Garotinho. O PR ofereceu o palanque do Rio para apoiar Aécio Neves. Clarissa se filiaria ao PSDB para puxar votos à Câmara. E os tucanos apoiariam Anthony Garotinho ao governo.

Socialistas irritados
O PSB está inconformado com o tratamento que vem recebendo da presidente Dilma, do ex-presidente Lula e do PT. Seus dirigentes contam que, no auge dos protestos, Dilma e Lula pediram que o governador Eduardo Campos (PE) os ajudasse a superar aquele momento crítico. O candidato socialista ao Planalto atendeu aos apelos e, durante 90 dias, recolheu-se. Mas seus aliados dizem que nesse período Campos não recebeu qualquer sinalização da presidente nem de Lula. Acrescentam que foi só o governo sair do sufoco para que petistas fossem para cima de todo mundo na tentativa de enquadrar, atropelar e desqualificar seus atuais aliados.

"Tem algum médico aqui? Alguém é médico? Conhece algum médico?"
Alexandre Padilha
Ministro da Saúde, após reunião com prefeitos no Planalto, brincando que sua tarefa é pescá-los para o Mais Médicos

O outro lado
Juristas, entre os quais o professor emérito Celso Bandeira de Mello, enviaram carta aberta ao STF sobre embargos infringentes, que diz: "Mudar o entendimento da Corte sobre a validade dos embargos referendaria conclusão de que estamos diante de julgamento de exceção"

Cara nova
A presidenciável Marina Silva convidou a ministra do STJ Eliana Calmon para se filiar à Rede e concorrer a governadora ou senadora na Bahia. Como ela é magistrada, seu prazo de filiação vai até março de 2014, não se encerrando dia 5 de outubro. Calmon também pode concorrer ao governo de Brasília, onde mora há cerca de 20 anos.

A pergunta que não quer calar
Os petistas não sabem exatamente qual efeito do fim do julgamento do mensalão nas eleições. Mas querem uma resposta. O secretário Geraldo Magela (PT-DF) pergunta: "O STF vai julgar o mensalão mineiro (PSDB) no ano que vem?"

Um acordo e tanto
Nos bastidores do Senado e da política de Alagoas não se fala noutra coisa. A história é a seguinte: o deputado Renan Filho (PMDB) será candidato a governador, e o senador Collor de Mello (PTB) vai disputar a reeleição. Por isso, para tirar o governador Teotônio Vilela (PSDB) da parada, Collor e Renan estão tentando emplacar o nome do tucano para a próxima vaga no TCU.

Jogando para a platéia
A cada dia aumenta a resistência no Senado ao fim do voto secreto. Senadores mais antigos dizem que só aparentemente a proposta é democrática. E preveem: se ele acabar, nunca mais o Congresso vai derrubar veto presidencial.

Depois da porta arrombada
Deputados experientes e de diferentes partidos estão se reunindo para pensar em medidas que possam melhorar a imagem da Câmara e formas de conter excessos do baixo clero, como a votação que não cassou o mandato de Natan Donadon.

NO PALÁCIO DO PLANALTO, o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, anda sendo chamado de "ex-marido inconveniente"

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: