sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Jogo jogado?
Às vésperas da sessão do Supremo Tribunal Federal que terminou empatada em 5 a 5 quanto à admissibilidade de embargos infringentes no mensalão, Ricardo Lewandowski conversou com Celso de Mello. Pediu sua autorização para usar, durante explanação no plenário, argumentos do decano pró-recursos --algo que já anunciara que faria. Celso de Mello autorizou. Ontem, mesmo diante dos apelos de Marco Aurélio Mello, o decano insistiu que seu voto já está dado.

Pressão Ciente de que Lewandowski citaria Celso de Mello, Gilmar Mendes também foi enfático ao reproduzir seu duro voto sobre a gravidade do mensalão. No meio do cabo de guerra, o decano tomou um comprimido.

Onde pega Diante da expectativa de que Mello desempate o julgamento a favor dos infringentes, advogados e ministros davam como certa ontem a revisão da condenação de nove réus por formação de quadrilha. É a acusação que mais incomoda o núcleo político do mensalão, admitiam os defensores.

Nova maioria Aos quatro ministros que absolveram os réus por quadrilha --Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber-- devem se somar Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso.

No céu Advogados do mensalão "racharam" um jatinho para ir a Brasília em peso para a sessão de quarta-feira. Diante da tendência pró-recursos, voltaram a São Paulo a bordo da aeronave e não apareceram ontem.

Lupa 1 Dilma Rousseff ordenou devassa nos convênios do governo com o Instituto Mundial de Desenvolvimento da Cidadania, pivô da crise no Ministério do Trabalho.

Lupa 2 A presidente quer saber como a entidade sobreviveu à "faxina"de 2011, quando foram investigadas irregularidades em contratos da pasta com ONGs.

Ideia fixa Em seu discurso na ONU, no dia 24, Dilma vai defender que os países criem leis locais para que os dados obtidos por empresas como Google e Facebook sejam armazenados no próprio país, e não nos EUA.

Touché Em reunião sobre o Marco Civil da Internet, Alessandro Molon (PT-RJ) disse que a prática não existe em outros países. "Só nos EUA'', corrigiu Paulo Bernardo (Comunicações).
Lá e cá Eduardo Campos e Flávio Dino (PC do B) devem se encontrar hoje em evento do PSB no Maranhão. Os pessebistas admitem apoiar o comunista ao governo, mas querem espaço no palanque caso Campos seja candidato a presidente.

Vai ficando Apesar da cada vez mais explícita disposição de Campos de concorrer ao Planalto, a cúpula do PSB não vê pressa em entregar cargos no governo federal.

Estrela Paulo Skaf, pré-candidato ao governo de São Paulo, protagoniza 16 dos 20 spots de TV que o PMDB vai exibir no Estado a partir da semana que vem. Fala sobre empreendedorismo, trabalho e educação profissional.

Visitas à Folha Pedro Luiz Passos, presidente do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

Antonio Gustavo do Vale, presidente da Infraero, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Sidrônio de Araújo, assessor de imprensa.

Andrea Ceccherini, presidente do Osservatorio Permanente Giovani-Editori, visitou ontem a Folha. Estava com Willem Olthaar, assessor, e Roberta Barni, tradutora.

TIROTEIO

"Eduardo Campos está em crise de identidade: não sabe se é governo ou oposição. Com suas ações, ele presta um desserviço à base aliada."
DO VICE-PRESIDENTE NACIONAL DO PT, ALBERTO CANTALICE, sobre as críticas feitas pelo governador de Pernambuco e presidente do PSB ao governo Dilma.

CONTRAPONTO

Glossário

O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) assumiu esta semana a Secretaria de Saúde do Ceará a convite do irmão, o governador Cid Gomes (PSB). Ciro, que já comandou no governo federal as pastas da Fazenda e da Integração Nacional, tropeçou em alguns termos específicos da área da saúde, como "hemodinâmica".
--O hospital já recebeu ordem para tirar um atraso na reforma e no estabelecimento da subestação que permita, por exemplo, a unidade de... Como é que chama? Hemo... Hemodinâmica, né? Eu vou aprender isso tudinho! Vou precisar muito de vocês, funcionários da secretaria.

Com Andréia Sadi e Bruno Boghossian

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: