sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Onda de protestos no Rio deve esvaziar desfile de militares

Para permitir contingente maior de policiais nas ruas, apenas 200 alunos da academia de oficiais desfilarão

Há, até agora, ao menos sete manifestações convocadas para o Dia da Independência na capital fluminense

Bruna Fanti e Lucas Vettorazzo

RIO - Para permitir um contingente maior de policiais nas ruas durante os protestos programados para o Sete de Setembro, a Polícia Militar do Rio reduziu a quantidade de militares que participarão do tradicional desfile do Dia da Independência.

Só 200 alunos da academia de oficiais da polícia, a Academia Dom João VI, marcharão no desfile, que reunirá também militares das Forças Armadas, na avenida Presidente Vargas, no centro.

A Folha apurou que, além de aumentar o efetivo nas ruas, a medida foi adotada para evitar possíveis vaias aos policiais do Batalhão de Choque e do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais). As unidades têm sido alvo de críticas frequentes.

A decisão de desfilar só com os alunos foi tomada na última semana pelo comando-geral da corporação.

De acordo com o coronel Roberto Itamar, porta-voz do Comando Militar do Leste, as tropas das Forças Armadas também desfilarão em número reduzido.

"Esse ano, não só por conta das manifestações, mas por economia e dinâmica, o número de militares a desfilar sofrerá uma redução de 40% em relação aos anos anteriores", afirmou. Trata-se do menor contingente da história dos desfiles do Sete de Setembro.

Com isso, o tempo do desfile, normalmente três horas, deverá ser reduzido à metade. Em 2012, desfilaram 8.670 pessoas, entre militares, civis e ex-combatentes. O total deste ano não foi divulgado.

Há pelo menos sete manifestações programadas no Rio durante o Dia da Independência, três delas convocadas para a mesma avenida na qual haverá o desfile oficial.

Em nota, o Comando Militar do Leste afirmou que "as Forças Armadas estão aptas a realizar, com amparo legal, ações de autodefesa da integridade física da tropa de desfile e do patrimônio da União" durante os desfiles.

Black Bloc

Manifestantes marcaram para hoje, às 16h30, um ato em frente ao Tribunal de Justiça do Rio contra a prisão de três administradores da página "Black Bloc RJ" em uma rede social, anteontem.

Segundo a polícia, eles são suspeitos de formação de quadrilha armada e incitação à violência. Dois menores apreendidos foram liberados.

Advogados da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e da ONG Instituto de Defensores de Direitos Humanos, que dão assessoria jurídica ao grupo, protocolaram ontem um pedido de liberdade provisória para os três, que até a conclusão desta edição não havia sido atendido.

Os jovens estão presos na Cadeia Pública Juíza Patrícia Accioly, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: