quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O périplo de Marina na Justiça

A ex-senadora e presidenciável Marina Silva pediu ontem justiça na criação da Rede Sustentabilidade. Na peregrinação pela aprovação do partido, Marina e os advogados da legenda estiveram ontem com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Antonio Dias Toffoli. Ao fim do encontro, ela classificou a conversa como respeitosa e disse que está confiante. "Se nos atentarmos aos prazos, habemus Rede", afirmou. Ela também fez um apelo: "Pedimos que a Justiça Eleitoral nos faça justiça". As visitas aos integrantes do tribunal devem continuar nos próximos dias.

A expectativa de Marina é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprove a criação do partido até 1º de outubro. O processo do partido, no entanto, pode ser julgado até o dia 3, quando ocorre a última sessão do tribunal antes do prazo para que uma legenda possa concorrer às eleições de 2014, que expira dia 5. A data também é a limite para a filiação dos políticos que quiserem disputar as próximas eleições pela Rede.

O maior entrave do partido de Marina é a quantidade das assinaturas certificadas. De acordo com os dados da Rede, o partido conta com 450 mil apoios validados, enquanto 80 mil estão travados nos cartórios. Cerca de 95 mil rubricas foram rejeitadas, segundo a presidenciável, sem apresentar justificativa. A lei exige 492 mil assinaturas validadas, o equivalente a 0,5% dos votos na última eleição.

A equipe da legenda diz que, ao todo, foram entregues cerca de 600 mil assinaturas aos cartórios eleitorais e que cerca de 60% não cumpriram o prazo de 15 dias para resposta sobre as certificações. Os assessores da legenda da ex-senadora também ressaltam que os parâmetros para avaliação das rubricas não são homogêneos. A rejeição no Distrito Federal e em São Paulo foi superior a 30%, enquanto a média nacional ficou em 24%. Três deputados aguardam a análise do TSE. Domingos Dutra (PT-MA), Alfredo Sirkis (PV-RJ) e Walter Feldman (PSDB-SP) já anunciaram que pretendem concorrer pela Rede em 2014.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: