sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O otimismo de Marina com a Rede

Diego Abreu

Embora a Rede Sustentabilidade não tenha atingido o número mínimo de 492 mil assinaturas certificadas, a ex-senadora Marina Silva demonstrou otimismo ontem de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concederá registro ao partido. Ela tem visitado gabinetes em busca de convencer os ministros de que a legenda tem apoios suficientes. Marina adotou um discurso no qual não admite que a sigla ficou distante da quantidade mínima de certificações.

Segundo ela, os ministros terão de somar “95 mil assinaturas anuladas sem justificação” pelos cartórios eleitorais às 455 mil certificadas que já teriam sido entregues ao TSE. Questionada se a Rede chegará ao TSE sem a quantidade mínima de necessária de apoios, Marina insistiu que há até uma sobra.

“Será com as 492 mil assinaturas e até um pouco mais, porque não se pode fazer anulações que não têm base legal para serem feitas. O que a Justiça vai fazer é considerar o conjunto que apresentamos e reparar uma injustiça que foi praticada anulando indevidamente as nossas assinaturas”, disse Marina, após se reunir com o ministro Marco Aurélio Mello, no começo da noite de ontem.

Na terça-feira, a potencial candidata ao Palácio do Planalto — caso a Rede seja criada até 5 de outubro — se reuniu com o ministro Dias Toffoli. Na quarta, com a relatora do processo da Rede, Laurita Vaz. No mês passado, Marina se encontrou com a presidente do TSE, Cármen Lúcia. “Já tivemos várias audiências até aqui. Em todas elas pontuamos o nosso desejo de justiça. Coletamos 910 mil assinaturas. Encaminhamos para os cartórios depois de uma avaliação prévia rigorosa 668 mil assinaturas. Temos 220 mil descartadas pelo nosso critério.”

O deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) e o assessor jurídico da Rede, André Lima, acompanharam Marina na audiência de ontem com Marco Aurélio. A legenda entregará aos ministros do TSE um DVD com a lista das 668 mil assinaturas em ordem alfabética para demonstrar, segundo o advogado, que não existe duplicidade. A tendência é que o tribunal julgue o pedido de registro do partido na próxima terça-feira.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: