terça-feira, 17 de setembro de 2013

Livro: A metafísica dos movimentos de rua - Michel Zaidan

Apresentação

Aparece reunidos agora, por ordem cronológica de publicação, um conjunto de artigos divulgados na imprensa de Pernambuco sobre as manifestações populares de rua no Brasil, desde junho e a reação que se seguiu a essas manifestações. Tratam de vários aspectos da polêmica suscitada pelo caráter apartidário (não apolítico) desse movimento, suas lideranças, seu pensamento, sua relação com os partidos políticos, os políticos e o Poder Executivo dos estados e da República brasileira.

Como todo mundo, o autor foi também surpreendido pelo alarido e o colorido multiforme dessas manifestações. Como teve oportunidade de manifestar o seu pensamento em entrevistas no rádio, na televisão, nos jornais, revista e blogs do Recife, bem como em debates públicos em ambientes fechados e abertos (como na Praça Treze de maio), julgou oportuno reuni-los e avaliá-los retrospectivamente, sobretudo em face dos desdobramentos políticos e policiais que vieram depois, o que só confirma a tese de velho Sérgio Buarque de Holanda, de que no Brasil a democracia sempre foi um grande mal-entendido e que a lei é a recriminalização permanente dos movimentos sociais, tratado sempre como caso de Polícia.

Parece que entramos nestes dias uma fase delicada da vida e da ocorrências de tais manifestações: houve um refluxo, as ações passaram a ser dirigidas contra alvos-símbolos da dominação capitalista em nosso país (como já foram na Europa) e a polícia e o governo resolveram suspender garantias constitucionais com o intuito de reprimir o movimento.

Temos, humildemente, procurado chamar a atenção das entidades civis que cuidam dos direitos humanos para a ameaça que representa tanto a criminalização do protesto social, como certas "inovações constitucionais", casuísticas, típicas de Estado de Exceção. Elas podem se constituir um grave precedente para outras manobras futuras de governantes contra a oposição e a crítica ao poder no estado de Pernambuco.

Índice

l. Apresentação
2. Quando a rua se torna a arena
3. Enfim, oposição
4. Um novo contrato social?
5. Fascismo, democracia e participação social
6. Estado de exceção?
7. Poder de Polícia e Anarquia
8. Estado de Sítio
9. A metafísica dos movimentos de rua
10. O ressentimento da política
12. Todos nós somos mascarados
13. Os interpretes privilegiados da Constituição
14. O mais amplo repúdio à violência policial
15. Cidadãos acima de qualquer suspeita
16. Perguntas e respostas sobre os movimentos nas ruas

Nenhum comentário: