domingo, 1 de setembro de 2013

De Pernambuco para a Sapucaí

2014. Em ano eleitoral, escola de samba homenageia Estado no Carnaval do Rio e pode ajudar Eduardo Campos a ser mais conhecido

Bruna Serra

Ano eleitoral, 2014 fará o governador Eduardo Campos (PSB), literalmente sambar na ponta dos pés. Isso porque a cultura do Estado deve ser vista evoluindo na passarela do samba na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, cidade que tem o Carnaval mais famoso do mundo. A agenda positiva em ano de campanha chega porque Pernambuco será o tema do enredo do próximo ano da escola da samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

O enredo "Pernambucópolis" vai levar Pernambuco para a Sapucaí relembrando um dos mais renomados carnavalescos do País, Fernando Pinto. De quebra, ajudará o governador a ficar mais conhecido Brasil afora. O tema está sendo desenvolvido pelo carnavalesco carioca Paulo Menezes, que no início do ano esteve no Estado, junto com o diretor da escola, Paulo Viana, em busca de patrocínio para o desfile.

De acordo com Menezes, a ideia de homenagear o Estado surgiu devido a forte identidade cultural que apresenta, abrindo possibilidades de se explorar diversas vertentes da cultura pernambucana em todas as alas do desfile.

"Um verdadeiro passeio cultural por Pernambuco. Vamos falar do povo, da terra. De tudo que é cultura dentro de Pernambuco. É um enredo totalmente autoral e não tem conexão nenhuma com política", resumiu Menezes, ao ser questionado se a escola não poderia terminar beneficiando um presidenciável.

Apesar da visita ao Estado, a diretoria da Mocidade - que foi recebida pelo secretário estadual de Cultura, Fernando Duarte (PT) - ainda não conseguiu captar verbas para o Carnaval, que, no ano passado, chegou a movimentar quase R$ 2 bilhões, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro.

O samba-enredo, composto pelo sambista Dudu Nobre, ganhou o reforço do cantor pernambucano Lenine, e apesar de tratar o Estado com clichês linguísticos como "arretado" e "vixe Maria", exalta o folclore popular, o frevo e o forró.

"Ah meu Pernambuco, sou mameluco, do Norte sou leão. Um peregrino personagem de Cordel, levo comigo meu ‘padinho Padre Miguel’. Eu danço frevo até o dia clarear no colorido do folclore popular. Abre a sombrinha que o ‘galo’ madrugou. Também tem festa em Olinda, meu amor", diz o refrão do samba.

Paulo Menezes ressalta que o enredo foi eleito quatro vezes como o melhor do Carnaval carioca, com cerca de 80% de aprovação do público em enquetes realizadas com todas as escolas do Rio em sites da internet. "Vencemos todas as enquetes e na mídia estamos muito bem alinhados. Com certeza, faremos um grande e maravilhoso desfile, no Carnaval de 2014", finalizou o carnavalesco.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: