sábado, 24 de agosto de 2013

PSDB prepara novo encontro com caciques

Tucanos querem levar o governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente FHC para evento em Petrolina, em setembro

Beatriz Albuquerque

Em ano pré-eleitoral, o PSDB de Pernambuco incrementa os encontros regionais com os seus filiados. O próximo será realizado em Petrolina, no Sertão no dia 20 de setembro. Este será o segundo encontro regional no Estado, desta vez promovido pelo vice-prefeito daquele município do Sertão, Guilherme Coelho. O primeiro ocorreu na semana passada, em Caruaru (Agreste). Entre os cotados para o evento estão o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Coelho está em São Paulo e convidará pessoalmente Alckmin e Fernando Henrique. Os dois caciques tucanos não confirmaram presenças.

"Todos em Petrolina são gratos ao ex-presidente por ser responsável por iniciar a construção da universidade no município, além de ter dado continuidade ao projeto de irrigação. Seria uma honra recebe-lo", garantiu Guilherme Coelho, que se reunirá com o governador paulista e o ex-presidente na próxima segunda (26). O pré-candidato tucano à Presidência da República, o senador Aécio Neves (MG), não deve participar.

Aécio começou, ontem, a rodar o País, iniciando pela região Sudeste e deve chegar ao Nordeste no próximo mês. A primeira visita será em Alagoas. "Ele precisa chegar muito mais perto do Nordeste. Será uma viagem despojada como a de alguém que quer conhecer o Brasil", disse o presidente estadual do PSDB, Sérgio Guerra, à rádio JC/CBN.

O encontro em Petrolina, intitulado "Vamos Conversar: encontro do PSDB no Sertão de Pernambuco", deverá reunir representantes de mais de 30 municípios da região do Sertão do São Francisco. A proposta é realizar, além dos debates, palestras temáticas, que serão ministradas por especialistas. Os temas pré-definidos são "Juventude na mídia social" e "Educação universitária". A estratégia tem como objetivo apresentar o partido para a população com o objetivo de conseguir novas filiações e lançar o nome de Guilherme Coelho à Câmara.

A iniciativa dos encontros regionais partiu da Executiva estadual do PSDB. "O partido em Pernambuco está com o objetivo de estimular a renovação dos quadros. Esses eventos também são importantes para atrair a juventude", esclareceu o secretário-geral da sigla, o deputado Betinho Gomes. Discussões sobre a atual conjuntura política e questões relativas aos municípios da região estão na pauta.

O Sertão do São Francisco é considerado uma região estratégica do ponto de vista eleitoral, devido a sua extensão e pujança econômica. "Esperamos ter um bom número de votos da região na votação de deputados estaduais e federais", afirmou a deputada estadual Terezinha Nunes. Em Petrolina, por exemplo, há aproximadamente 800 filiados.

Metas para 2014

A Executiva estadual traçou como meta conquistar três vagas na Câmara e manter a bancada na Assembleia Legislativa. Além de Guilherme Coelho, o deputado Daniel Coelho deverá disputar uma vaga na Câmara. Guerra e Bruno Araújo, ambos deputados federais, buscam a reeleição. Outros 15 nomes podem entrar nas disputas.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: