quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Para Campos, sair candidato é 'questão de responsabilidade'

Ricardo Chapola, Guilherme Walimberg

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), disse ontem, em São Paulo, que candi-datar-se à Presidência da República é uma questão de responsabilidade, "Mais do que disposição, eu tenho responsabilidade", afirmou o governador, ao ser questionado por jornalistas sobre sua eventual candidatura " pelo PSB em 2014.

Campos falou pouco antes de gravar sua participação no Programa do Ratinho, do SBT. Durante a entrevista, ele declarou ao apresentador que "falta traquejo político" à presidente Dilma Rousseff para o cargo e que governar "é gesto de humildade, de construir consenso".

"O partido sabe o tamanho da minha disposição", afirmou durante o programa - que não tem ainda data marcada para ir ao ar. Tanto sabe (o PSB) que me elegeu por duas vezes seguidas, por unanimidade, para a presidência". O governador é, atualmente, presidente do PSB, que faz parte da base aliada ao governo Dilma.

Durante a gravação do quadro, o governador disse que o modo de governar da presidente é percebido por prefeitos e governadores, quando estão com ela. "Falta traquejo político e diálogo (a Dilma), o que é percebido pelos prefeitos e governadores. O governo precisa dialogar mais, ter capacidade de ouvir. Governar é gesto de humildade, de construir consenso".

Campos foi convidado a comentar informações divulgadas no final da semana segundo as quais o PSBjáestámobilizan-do suas bases para trabalhar o seu nome como candidato na disputa presidencial do ano que vem. O governador respondeu que vê "com naturalidade" o trabalho realizado por líderes e pela militância de seu partido em torno da causa.

O governador disse considerar "natural que o partido e a base partidária, na medida em que se aproxima a eleição, comecem a intensificar a ação".

Contatos. Antes de gravar a conversa no SBT, o governador de Pernambuco participou de outras duas agendas em São Paulo - que ele visita pela terceira vez em menos de uma semana. Ontem, ele foi ao Congresso Brasileiro de Avicultura, em São Paulo, e depois viajou até Santos, onde participou de um almoço com portuários. A intensificação de agendas no Estado coincide com a divulgação de pesquisas de popularidade e intenção de voto que mostram que ele está estagnado na região.

Antes que o programa começasse a ser gravado, Ratinho disse que muitos telespectadores mandaram cartas pedindo a presença de Eduardo Campos no quadro. Segundo ele, Campos "é o político mais pedido" de sua lista. "É a novidade, né?", comentou o apresentador. "Ele é o mais pedido. A segunda é a presidente Dilma".

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: