sábado, 3 de agosto de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

Tchau, Cabral
O PT do Rio planeja desembarcar do governo Sérgio Cabral (PMDB). Sua Executiva estadual, bancadas e secretários se reúnem para tratar da saída na segunda-feira. A proposta já tem maioria . Para oficializar a decisão , o Diretório Regional ainda ser á convocado . Os secretários petistas vão deixar seus cargos até outubro. A candidatura do senador Lindbergh Farias será reafirmada.

Entre o céu e a terra
O ex-governador José Serra tem muita vontade de entrar no PPS para concorrer à Presidência. Mas essa alternativa está a cada dia mais distante de se concretizar . Seus aliados não querem que ele saia do PSDB. E, para que ele fique , alertaram-no de que ninguém no PSDB vai acompanhá-lo . Mostraram que não há possibilidade, por hora, de aliança do PPS com qualquer outro partido . E citaram pesquisas que mostrariam que, entre os eleitores que votam nos tucanos, há uma preferência por ele em detrimento do senador Aécio Neves. Por causa disso, alguns conselheiros lhe sugeriram permanecer no partido , porque a eleição será no ano que vem e, até lá , tudo pode acontecer.

“Respeito o Tarso. Até porque foi com ele que eu e o Michel acordamos com o Lula . Ele distorce a relação , talvez pelo clima PT x PMDB no Sul” - Henrique Alves, Presidente da Câmara, sobre as críticas do governador Tarso Genro ao PMDB

A cada dia com sua agonia
O PT , que se prepara para desembarcar do governo Sérgio Cabral, é o mesmo que, em 2010, criticou e ameaçou expulsar o deputado Alessandro Molon quando este anunciou que não apoiaria a reeleição do atual governador .

Na pressão
A ministra do TCU, Ana Arraes, mãe do governador Eduardo Campos (PE), foi sorteada para ser a relatora das contas da presidente Dilma. Há pressões para que ela se declare impedida devido à eleição do ano que vem. Eduardo Campos é pré-candidato à presidência pelo PSB. Os ministros do Tribunal defendem que ela não abra mão da tarefa.

Nem todos os iguais são iguais
Nota da tendência petista Mensagem defende a qualificação da aliança do governo Dilma. Cita os aliados PCdoB, PDT e PSB. O PMDB ficou de fora. A Mensagem quer se diferenciar das posições de um dos seus, o governador Tarso Genro (RS)

Do Maracanã à Perimetral
Considerando os recentes protestos, os recuos nas mudanças pretendidas pelos gestores do Maracanã e pesquisas, o vereador do Rio Cesar Maia (DEM) vai iniciar campanha para que o Consórcio Porto Maravilha desista de colocar abaixo a Perimetral. Numa dessas pesquisas, 79% se manifestaram contra. Os entrevistados temem graves problemas de mobilidade na cidade.

Braço de ferro
O ministro Antônio Andrade (Agricultura) anda às turras com o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). Andrade não quer nomear o advogado Rogério Figueredo para a Secretaria de Defesa Agropecuária. A indicação foi de Cunha.

Sobre a espionagem
O jornalista Glenn Greenwald, do The Guardian, participará terça-feira da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Vai falar sobre a espionagem do governo americano e o comprometimento de informações.

O GOVERNADOR Cid Gomes (CE) recebeu a confirmação: a reunião dos Brics, em março de 2014, será no Centro de Convenções de Fortaleza

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: