quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Panorama Político -Ilimar Franco

Atropelando a burocracia
A candidata à Presidência Marina Silva decidiu ir direto ao TSE pedir o registro de seu partido. Inconformada com a operação tartaruga dos cartórios eleitorais, ela vai entregar amanhã ao Tribunal as cerca de 650 mil assinaturas de apoio ao partido. O tempo está correndo, e os cartórios eleitorais certificaram apenas 250 mil assinaturas das 540 mil necessárias para formar a Rede.

As diferenças entre Dilma e Lula
A crise internacional não é a única responsável pelas incertezas que o país atravessa na área econômica. Entre os empresários, há queixas da falta de diálogo com o setor produtivo. Eles gostam de comparar as opções adotadas pela presidente Dilma com as do ex-presidente Lula. Este colocou nomes do mercado na Agricultura (Roberto Rodrigues), no Desenvolvimento (Luiz Fernando Furlan) e no Banco Central (Henrique Meirelles). Dilma preferiu escalar um funcionário de carreira no Banco Central (Alexandre Tombini), e políticos do PMDB (Wagner Rossi, Mendes Ribeiro e Antonio Andrade) na Agricultura e do PT (Fernando Pimentel) no Desenvolvimento.

O Solidariedade vem aí
O novo partido de Paulo Pereira da Silva (PDT-RJ) vai se reunir, na quarta-feira próxima, para tratar de seu estatuto e da formação de sua direção. O deputado Henrique Oliveira (PR-AM) prevê que o partido terá uma bancada de 27 deputados.

Fora do ar
O ministro Manuel Dias (Trabalho) não se conforma. Diante das incertezas criadas pela nova lei das empregadas domésticas, ele sugeriu ao Planalto a convocação de uma rede de televisão para explicar a nova lei e acalmar os ânimos. O Planalto disse "não". A orientação do governo é comedimento nas redes estreladas por ministros.

Com a palavra o PSB do Cabral
O lançamento de chapa própria pelo PSB no Rio não tem o apoio dos deputados estaduais e do prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso. Ele garante: "O PSB apoia o Pezão para o governo e, por enquanto, está com a presidente Dilma".

Fala o PDT do Cabral
O líder do PDT na Assembleia do Rio, Luiz Lima, diz que o partido ignora a candidatura ao governo do deputado Miro Teixeira. Afirma que os trabalhistas integram o governo Cabral e vão apoiar o vice, Luiz Fernando Pezão, em 2014. Nega também qualquer articulação para apoiar Eduardo Campos ao Planalto: "O Eduardo Campos ficou contra o Rio na Lei dos Royalties".

Em defesa da mulher
Para receber o relatório final da CPI da Violência Contra a Mulher, presidida pela deputada Jô Moraes (PCdoB), a presidente Dilma irá na terça-feira à sessão solene do Senado. A bancada feminina espera ter uma conversa privada.

Força estranha
A Medida Provisória que trata da desoneração do álcool e do setor petroquímico foi transformada na MP dos Portos Secos, devido a quantidade de artigos enxertados no texto original. O relatório é do Senado e está em debate na Câmara.

Os tucanos estão entusiasmados com a interação e o retorno do site "Conversa com os Brasileiros", criado para turbinar a candidatura Aécio Neves.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: