terça-feira, 20 de agosto de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

Eduardo Campos
O PSB quer eleger 50 deputados federais nas eleições de 2014. Por isso, além de disputar a eleição presidencial com a candidatura do governador Eduardo Campos (PE), o partido pretende lançar chapas próprias para o governo do maior número de estados. Para tomar as medidas nessa direção, Campos reuniu-se ontem com os dirigentes dos seis maiores colégios eleitorais do país.

A prioridade do PMDB
A despeito de ter sido esnobada pelo governador Sérgio Cabral, a cúpula do PMDB elegeu como sua prioridade manter o governo do Rio. Esse foi o tema mais delicado tratado ontem, na reunião com dirigentes do PT, no Palácio do Jaburu, residência do vice Michel Temer (PMDB). O PMDB gostaria do apoio à candidatura do vice Luiz Fernando Pezão, que estará no comando do governo na eleição. Mas, como essa alternativa encontra resistências dos petistas, seu principal aliado quer mitigar o discurso de seu adversário, o senador Lindbergh Farias. O argumento principal é o de manter os canais abertos para uma eventual aliança no segundo turno.

O governo e o PT achavam que teriam uma vitória por antecipação e que não teriam oposição nas eleições presidenciais Jader Barbalho – senador (PMDB-PA), sobre a queda da popularidade da presidente Dilma

Salto no escuro
Sobre as conversas eleitorais do ex-governador José Serra, o secretário-geral do PSD, Saulo Queiroz, aconselha que o tucano tome a decisão dele (se sai ou não do PSDB), pois, à exceção do PPS, "ninguém pode lhe dar garantia de nada".

Pela porta aberta
Diante da relutância de José Serra, o PPS pode adotar a candidatura de Marina Silva. O presidente do partido, deputado Roberto Freire (SP), deu a dica ontem ao informar: "Estamos conversando com todas as forças da oposição".

Costurando as feridas
Nem todos os tucanos querem se livrar do ex-governador José Serra. O presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, quer que ele fique e ajude a construir um projeto que "coloque fim ao ciclo do PT no poder". E diz que o candidato Aécio Neves "é da escola do Tancredo (Neves), na qual "política é a arte de somar, não de dividir. De ciscar para dentro e não para fora" ".
A desconstrução
Os petistas trabalham para impedir que se efetive a nomeação do secretário de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, para a presidência da Autoridade Pública Olímpica. Eles até fizeram um pente-fino na sua atuação como gestor.

O "doutor" está chegando
Nos dois últimos dias desta semana, usando o sistema de videoconferência do Banco do Brasil, o Ministério da Saúde vai orientar representantes dos 576 municípios beneficiados pelo Mais Médicos sobre como receber os profissionais.

A noiva
O candidato do PMDB ao governo da Bahia, Geddel Vieira Lima, quer o apoio de ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador. O governador Jaques Wagner (PT) deseja que ele cruze os braços. Os petistas dizem que ACM Neto é candidato ao governo em 2018 e, por isso, não vai querer agora "colocar azeitona na empadinha de ninguém".

Paraguai.
O ex-ministro James Spalding será o representante de seu país na Itaipu Binacional. Os diplomatas brasileiros gostaram da escolha.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: