quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Painel - Vera Magalhães

Algodão entre cristais
Incomodado com as críticas de seus assessores à movimentação de José Serra para tentar mais uma candidatura presidencial pelo PSDB, Fernando Henrique Cardoso diz que o ex-governador paulista "não pode ser tratado indevidamente" pelos tucanos. "Ele é figura de proa no partido, faz parte de sua história e tem o direito de lutar pelo que lhe parece ser o melhor para si e para o país. Não se devem atribuir razões menores às suas ações políticas", afirma o ex-presidente.

Compasso Serra conversou de novo com Roberto Freire na segunda-feira sobre o cenário eleitoral de 2014. Segundo o presidente do PPS, o ex-governador ainda não disse se vai se filiar ou não ao partido, mas demonstrou estar "angustiado".

Trâmite 1 A corregedora do TSE, Laurita Vaz, vai solicitar uma série de medidas cautelares aos cartórios sobre o processo de criação da Rede Sustentabilidade. Mas o tribunal não vai fazer a validação de assinaturas de apoiamento ainda não certificadas.

Trâmite 2 Ministros do tribunal opinam que, uma vez de posse do processo e das assinaturas já conferidas, há estrutura na corregedoria e tempo hábil para homologar o partido de Marina Silva antes de 5 de outubro, prazo final para disputar a eleição.

Rubicão A cúpula do PT avalia que Eduardo Campos (PSB) deu mostras nesta semana de que sua candidatura à Presidência é irreversível. Um dirigente chamou de "abusadas" suas críticas ao governo Dilma Rousseff.

Em família Nos bastidores da gravação do "Programa do Ratinho", anteontem, Eduardo Campos cobrou do apresentador a filiação de seu filho, Ratinho Jr., ao PSB.

Meta Diante da recuperação da popularidade de Dilma em pesquisas, petistas estimam que a presidente deve encerrar 2013 com 50% de avaliações ótimo e bom --ainda abaixo dos 57% que tinha antes dos protestos de junho.

Endereço Não foi por acaso que, na nota oficial sobre o apagão de ontem, o Planalto responsabilizou diretamente a Cemig, estatal de energia de Minas Gerais, base eleitoral do tucano Aécio Neves.

Mãos à obra O chanceler Luiz Alberto Figueiredo embarca amanhã com Dilma para a cúpula da Unasul no Suriname. Sua primeira missão será costurar um consenso para a indicação do novo presidente do órgão. O governo prefere que não seja brasileiro nem argentino.

Sempre rir 1 Na segunda-feira pela manhã, o ex-ministro Antonio Patriota já fazia piada sobre sua situação demissionária com assessores no Itamaraty.

Sempre rir 2 Pediu que um deles fosse a sua sala para despachar. "E me traz aquele discurso que não vou fazer na Assembleia da ONU."

Decolou O ministro Moreira Franco conseguiu emplacar seu primeiro nome na Secretaria de Aviação Civil. Foi nomeado esta semana para a Secretaria de Aeroportos o advogado paraibano Nelson Negreiros Deodato Filho, apadrinhado do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Supersônico Entre suas atribuições estará a gestão do Fundo Nacional de Aviação Civil, que terá receita de R$ 3 bilhões em 2014.

Rush O Ministério Público e a Polícia Militar vão acompanhar de perto a eleição para a presidência do sindicato de motoristas de ônibus de São Paulo, hoje e amanhã. Em julho, duas pessoas foram feridas a tiros em uma discussão envolvendo as duas chapas da disputa.

Tiroteio
"Esse apagão revela que o setor elétrico brasileiro está parecendo um vagalume: nunca se sabe se ele estará aceso ou apagado."
DO DEPUTADO NILSON LEITÃO (PSDB-MT), líder da minoria na Câmara, sobre a falha de abastecimento de energia que afetou o Nordeste na tarde de ontem.
-
Contraponto
De grão em grão
Em discurso na abertura do Congresso Brasileiro de Avicultura, terça-feira, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) usou um trocadilho para elogiar as qualidades da produção brasileira no setor.
--Quero dizer ao vice-presidente Michel Temer que o Brasil, nesta matéria, canta de galo.
Diante de risos tímidos da plateia, o vice emendou:
--Governador, o Brasil canta de galo, de frango, de marreco, de pato. Porque são tais e tantas as exportações que a avicultura brasileira faz que ao galo devem se somar essas outras espécies!

Com Andréia Sadi e Bruno Boghossian

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: