segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Painel - Vera Magalhães

Me dá um dinheiro aí
Os governadores do Nordeste aproveitaram reunião do Conselho da Sudene, na semana passada, para discutir as dificuldades de caixa enfrentadas pelos Estados. Eles relataram o aumento dos gastos com custeio e pessoal muito acima do crescimento das transferências federais e da arrecadação. A partir disso, decidiram pedir a Dilma Rousseff que o governo federal crie uma linha de financiamento para custeio dos Estados, que ajude a bancar gastos com educação e saúde.

Má hora Antes mesmo de bater à porta de Dilma, os governadores já constataram que será difícil arrancar o subsídio do governo em tempos de preocupação com a instabilidade cambial. Mas lembram que os municípios conseguiram viabilizar uma negociação semelhante.

No vermelho Cid Gomes (PSB) levará o pedido à presidente. Ele usa os números do Ceará para exemplificar as dificuldades nos Estados. Até junho, as despesas com custeio subiram 12,6%, enquanto os repasses federais foram só 4,5% maiores que os do ano passado.

De cima Foi ordem de Dilma o cancelamento da visita que Antonio Patriota faria à Finlândia ontem. O ministro das Relações Exteriores ficou para analisar o caso envolvendo o senador boliviano Roger Pinto Molina, opositor de Evo Morales, que chegou ao Brasil.

Mínimos detalhes Interlocutores afirmam que a presidente marcou uma reunião hoje com Patriota para discutir o caso do boliviano.

Occupy DF O Gabinete de Segurança Institucional apura informações de que um grupo de manifestantes comprará ingressos para acompanhar o jogo entre Brasil e Austrália, no Mané Garrincha, mas não deixará o estádio. Além da capital federal, o governo já detectou que devem ocorrer protestos no 7 de setembro, data do jogo, no Rio.

Todo ouvidos Empresários disseram a Guido Mantega (Fazenda) na semana passada que, para que a economia recupere a credibilidade, é preciso que o ministro assuma postura diferente sobre algumas críticas do mercado.

Rendeu Segundo relatos, o ministro já deu sinal de que ouviu, ao reconhecer publicamente nos últimos dias que causou mal-estar entre investidores a forma de contabilizar gastos do governo.

O alvo Eles se queixam ainda de Arno Augustin (Tesouro), alegando que o secretário simboliza uma das principais causas da perda de confiança na economia, que é a contabilidade criativa.

De olho 1 Os aeroportos paulistas de Guarulhos e Viracopos, concedidos à iniciativa privada, devem ampliar seus sistemas de segurança até abril de 2014, dois meses antes da Copa do Mundo.

De olho 2 A Polícia Federal recomendou a instalação de novas câmeras, por exemplo, para coibir crimes de evasão e descaminho.

No... A prefeitura de São Paulo vai abrir os dados do sistema de GPS instalado nos ônibus da cidade para programadores que participarão de uma maratona hacker, prevista para setembro.

...ponto O objetivo é criar um aplicativo móvel que permita ao passageiro saber exatamente onde está cada ônibus da frota municipal.

Na ativa O ex-presidente Lula enviou uma mensagem em vídeo para ser exibida na posse da federação de trabalhadores da indústria química, na sexta-feira. Dirigentes enxergam o ato como mais um gesto de aproximação do PT com a entidade, vinculada à Força Sindical.

Tiroteio

Uma mentalidade despótica não sintoniza com a nossa. Deve ser um sofrimento para Joaquim Barbosa conviver com a divergência.

DO DEPUTADO FEDERAL ANDRÉ VARGAS (PT-PR), sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal declarar que seu temperamento não se adapta à política.

Contraponto

No xadrez
Chico Alencar (PSOL-RJ) observava a exposição "Parlamento brasileiro: 190 anos de História", na Câmara dos Deputados, na semana passada, quando chegou Rosane Ferreira (PV-PR). Ele, que via o painel "A Câmara dos Deputados começou na Cadeia Velha", brincou com a deputada:
- Veja como já estivemos mal abrigados no passado, colega... Ou seria medida de economia processual?
Ela respondeu:
- Triste mesmo é, já na República, haver parlamentares encerrando suas vidas públicas em cadeias novas...

Com Andréia Sadi e Bruno Boghossian

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: