sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Painel - Vera Magalhães

'Multissecular'
A pior briga entre Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski desde o início do julgamento do mensalão continuou no Salão Branco, atrás do plenário do Supremo Tribunal Federal. "Vossa Excelência não vai fazer comigo o que fez com o ministro Britto!", interpelou o presidente do STF, dedo em riste, acusando Lewandowski de tentar atrasar o julgamento lendo "artigos de jornal". O revisor do mensalão rebateu: "O senhor me respeite! Isto aqui é uma corte de tradição multissecular!".

Tem mais Na mesma discussão, Lewandowski perguntou se Barbosa achava que seu voto era de "moleque". O presidente do STF respondeu afirmativamente, o que acirrou os ânimos.

Calma, gente Gilmar Mendes e Celso de Mello tentaram acalmar a dupla. Mais tarde, alguns ministros foram prestar solidariedade a Lewandowski em seu gabinete, como Luiz Fux.

Santinho 1 A relação de Dilma Rousseff com a base aliada ainda tem seus percalços. Na reunião com líderes da Câmara, segunda-feira, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) disse que o projeto do governo sobre royalties só previa recursos para a educação após quatro anos.

Santinho 2 "Isso é conversa fiada!", reagiu a presidente, se levantando. Albuquerque retorquiu: "Espero que a senhora não esteja dizendo que a conversa fiada é minha". Já sentada, Dilma negou: "Que é isso, Betinho?".

O que é isso... Queixa de Ideli Salvatti durante reunião com Michel Temer anteontem irritou parlamentares. Segundo relatos, a ministra reclamou ao vice que Henrique Alves (PMDB-RN) pautava temas sob pressão, como a votação do piso de agentes de saúde para setembro.

... companheira? Cobrado, o presidente da Câmara explicou que só agendou o tema porque o ministro Alexandre Padilha (Saúde) estava com ele e concordou.

Púlpito Lula vai conversar com o apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial. Segundo aliados, o ex-presidente tenta pavimentar uma relação com líderes religiosos antes da eleição de 2014. O encontro aconteceria esta semana, mas foi adiado.

Muita calma... A Executiva do PSDB reagiu com cautela aos sinais de que José Serra pode disputar com Aécio Neves a candidatura do partido à Presidência.

... nessa hora "A demanda por prévias pressupõe a participação de dois candidatos. Assim, ficamos felizes em saber que Serra vai ficar no partido'', diz o vice-presidente da sigla, Bruno Araújo (PE), ligado a Aécio.

Cronômetro A Rede vai entrar com representações nas corregedorias eleitorais contra o atraso na validação de suas assinaturas de apoio. O partido também decidiu protocolar hoje ou segunda-feira seu pedido de registro.

Tempo Lula pediu ao TSE a restituição do prazo para pagar uma multa por campanha antecipada, em 2010. Ele informou a corte que, ao fim de seu mandato, afastou a AGU de sua defesa e não regularizou sua representação. A ministra Cármen Lúcia decidiu prorrogar para o dia 30 o pagamento da multa, de R$ 10 mil.

Revoada Dirigente de um governo do PSDB foi recebido com desconfiança em evento do setor ferroviário, após as denúncias de formação de cartel em São Paulo. "Olham como se eu fosse um pavão misterioso", conta.

Visita à Folha Paulo Skaf, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), visitou ontem a Folha.

Tiroteio
"Nem mesmo o cavalheirismo do ministro Lewandowski conseguiu suportar a grosseria do presidente do Supremo Tribunal Federal."

DE ALBERTO TORON, advogado do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) no mensalão, sobre o bate-boca entre os ministros do STF na sessão de ontem.

Contraponto
Quem diria

Internado desde o dia 31 de julho no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o senador José Sarney (PMDB-AP) recebeu na semana passada a visita do vice-presidente, Michel Temer, que aproveitou para ver o deputado José Genoino (PT-SP), também internado no local.

Durante a conversa com Temer, Sarney fez piada sobre os diagnósticos que recebeu dos médicos, que apontaram que o senador teve pneumonia e dengue.

--Enfrentei tantas feras na minha vida e fui derrubado logo por um mosquitinho! -- brincou o senador, em referência ao inseto transmissor da doença.

Com Andréia Sadi e Bruno Boghossian

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: