quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Marina pressiona TSE por validação de assinaturas

João Domingos

BRASÍLIA - A ex-senadora Marina Silva queixou-se ontem à presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, da falta de critérios dos Tribunais Regionais Eleitorais na validação das assinaturas de apoio à criação da Rede Sustentabilidade, partido pelo qual deverá concorrer à eleição presidencial em 2014.

Marina citou especificamente os cartórios eleitorais de São Paulo e do Distrito Federal ""Verificamos dois casos atípicos de perda de assinaturas, de 30% em São Paulo e 29% em Brasília, para uma média nacional de 24%", disse ela.

Cármen Lúcia ouviu as reclamações de Marina e, em seguida, ligou para a corregedora eleitoral, ministra Laurita Vaz, pedindo que ela marcasse uma conversa com a ex-ministra. Ficou acertado que a reunião ocorrerá ainda hoje ou, no máximo, amanhã.

O TRE de São Paulo informou que já recebeu pedido de registro do diretório estadual da Rede e que a Corregedoria do tribunal orientou todos os cartórios para que as assinaturas sejam validadas de três formas: pelo caderno das eleições, pelo requerimento de alistamento eleitoral e pelo canhoto do título. Quando nenhuma dessas formalidades for atendida, a assinatura não deverá ser considerada.

O TRE de Brasília orientou a Corregedoria a verificar como está o processo de validação das assinaturas pelos cartórios eleitorais.

Marina disse que vai aproveitar o encontro com a ministra Laurita Vazpara pontuar as dificuldades que a Rede tem encontrado para a validação das assinaturas. Segundo ela, os cartórios têm rejeitado principalmente assinaturas de jovens e de idosos. Eles alegam, disse Marina, que não há registro de voto dos mais novos e que os idosos muitas vezes não votaram nas eleições anteriores.

"Temos mais de 600 mil fichas encaminhadas aos cartórios. Dessas, 215 mil foram certificadas, mas há uma grande quantidade de assinaturas que não (foram analisadas) no prazo (determinado em lei) de 15 dias. E muitos cartórios têm fichas há 60 dias. Isso criou uma situação que precisa ser resolvida", afirmou Marina.

A Rede Sustentabilidade precisa validar cerca de 492 mil assinaturas de apoio à sua criação, para então pedir ao TSE o registro definitivo. O prazo final é 5 de outubro.

Conselheiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou café da manhã ontem com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada. Conversaram sobre pesquisas eleitorais e a relação com a base aliada.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: