quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Líder do PSB "afaga" Dilma

Deputado Beto Albuquerque diz que hora "é de dar voto de confiança ao Planalto", e não de forçar "tensionamento"

BRASÍLIA - Após as movimentações do presidente nacional da legenda, governador Eduardo Campos, de olho na disputa presidencial do próximo ano, o líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), disse ontem que "a hora é de dar um voto de confiança para o Planalto". A afirmação foi feita depois que ele participou de reunião no Planalto, com a ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, para tratar da relação do seu partido com o governo.

Segundo o líder, "não é hora de forçar o tensionamento com o governo, ao contrário, mas de buscar um acordo, já que a presidente Dilma Rousseff está disposta a dialogar". O deputado gaúcho advertiu, no entanto, que, "se falhar esse entendimento e não houver a abertura de diálogo, aí o jogo é outro".

Na reunião com Ideli, na qual estava presente também o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), não foi tratada a questão do orçamento impositivo, que obriga o pagamento de emendas, que o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), quer colocar em votação contra a vontade do Planalto. Anteontem, Dilma pediu aos líderes da Câmara que não aprovassem esse tema agora. Mas o presidente da Câmara insiste em votar a proposta. "Esse problema só existe porque o governo desrespeita o pagamento das emendas", declarou Beto Albuquerque, ao sair da audiência com Ideli. "Se o Planalto respeitasse esse direito e pagasse o que é devido aos parlamentares em seus projetos, não haveria esta discussão", emendou.

Rebelião

Ontem, após várias reuniões, capitaneada pelo PMDB e pressionada pelo calendário eleitoral, a base aliada ignorou o pedido de trégua feito pela presidente Dilma e retomou no Congresso a agenda de confronto com o Planalto levando adiante a mudança na Constituição para obrigar o governo federal a pagar as emendas parlamentares, o chamado orçamento impositivo. A possibilidade de levar aproximadamente R$ 10 milhões em obras a suas bases em ano eleitoral somada às disputas por palanques e à fragilidade da articulação política construíram a nova derrota do governo.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), empenhou-se pessoalmente indo duas vezes até à comissão que debatia o tema para cobrar a aprovação. Comprometeu-se a fazer a votação em primeiro turno no plenário hoje. Para ele, a medida é o fim do "toma lá, dá cá" entre Legislativo e Executivo. Disse não ver mais motivo para ampliar o diálogo sobre o tema, ressaltando que por um pedido seu a mudança não foi aprovada ainda em julho.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: