terça-feira, 6 de agosto de 2013

Eduardo Campos acelera inaugurações em PE

Socialista reforça agenda pública após onda de protestos

Cássio Bruno e Letícia Lins

RIO e RECIFE - Provável candidato à Presidência em 2014 pelo PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, decidiu pôr o bloco na rua. Ao lado de prefeitos e deputados aliados, o socialista acelerou o ritmo de inaugurações de obras da administração estadual. Levantamento feito pelo GLOBO, com base em sua agenda pública, revela que neste ano Campos já participou de 37 eventos deste tipo. Em 2012, foram 23. Apenas no mês passado, logo após os protestos que tomaram conta do país, o governador esteve em 18 inaugurações, onde sempre aproveita para discursar.

Durante o auge das manifestações, em junho, Eduardo Campos preferiu não estar presente nessas solenidades. Em maio, o governador apareceu em oito inaugurações. No mês anterior, ele foi a cinco; em março, a uma; fevereiro, duas; e, em janeiro, uma. O roteiro do pré-candidato inclui hospitais, escolas, Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs), estação de tratamento de esgoto e sistema de abastecimento de água.

O aumento das aparições do governador ocorre no momento de queda na avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff, de acordo com as últimas pesquisas de opinião.

Nos bastidores, a estratégia de Eduardo Campos, segundo seus interlocutores, é dar uma resposta às manifestações ocorridas nas ruas do país. Até 2014, o objetivo é investir na agenda positiva. Líder do PSB na Câmara e entusiasta de uma possível candidatura de Campos, o deputado Beto Albuquerque (RS) afirmou que o partido apresentará "um novo testado e aprovado" em 2014:

Nesta segunda-feira, Eduardo Campos inaugurou um viaduto no bairro de Ouro Preto, no município metropolitano de Olinda.

- Estamos nesse tempo, de inaugurar obras. E outras estão sendo entregues sem que eu vá. As pessoas até cobram a presença. É natural. Estamos no terceiro ano de governo. O tempo é de entrega mesmo - justificou o governador.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: