quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Brasília-DF -Luiz Carlos Azedo

Aécio consolidado
O senador Aécio Neves consolidou, ontem, seu nome como virtual candidato a presidente da República pelo PSDB, durante reunião com 27 presidentes de diretórios regionais da legenda, que rechaçaram a proposta de realização de prévias para a definição de candidaturas. A proposta vinha sendo defendida pela ala serrista do partido, liderada pelo vice-presidente tucano, Alberto Goldman, e chegou a receber o apoio do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

“Nada de prévias. Não se falou disso em nenhum instante durante a reunião”, afirmou o senador Cássio Cunha Lima, outro vice-presidente nacional do PSDB. O esvaziamento da proposta sepulta as esperanças do ex-governador paulista José Serra de vir a ser o candidato da legenda, com base no seu recall eleitoral e nível de conhecimento pelo eleitorado nacional.

Serra está com um pé fora do PSDB, pois conversa com dirigentes do PSD e do PPS sobre uma possível candidatura por essas legendas. É desestimulado, porém, pelos seus aliados históricos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardozo e o senador Aloizio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que defendem sua permanência no ninho tucano. Serra tem vaga garantida para disputar uma vaga no Senado, pelo PSDB de São Paulo.

Anonymous// A organização internacional Anonymous divulgou vídeo na internet, no qual o ativista mascarado de “V”, o revolucionário inglês Guy Fawkes, convoca uma nova manifestação nacional, para o dia 7 de setembro. Ataca a presidente Dilma Rousseff e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, e diz que a data será lembrada como “o dia da libertação do povo brasileiro”.

Nos céus/ O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, defende a “abertura dos céus” do país às companhias aéreas estrangeiras. É um dos 14 secretários do setor, no país, que assinou a carta enviada pelo Fórum dos Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) ao ministro da Secretaria Especial da Aviação Civil, Moreira Franco, pedindo mudanças na legislação que regula a área.

Memória/ Do presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB e da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous, após participar da entrega, à OAB-SP, do prédio da 2ª Auditoria Militar, considerado um dos símbolos da repressão política: “O edifício que servia à ditadura, agora passará a servir à democracia”. O prédio será transformado no Memorial da Luta pela Justiça.

Escândalo
A bancada do PT na Câmara apoiará a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a denúncia de formação cartel no metrô de São Paulo, em um suposto esquema envolvendo empresas e dirigentes tucanos, com prejuízos aos cofres públicos calculados em R$ 577 milhões. “As denúncias são contundentes, há provas materiais da formação de cartel com desvios de cifras milionárias dos cofres públicos”, disse o líder José Guimarães (PT-CE). A proposta é do deputado Paulo Teixeira, do PT-SP, que coordenará o processo de coleta de assinaturas.

Cade
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, voltou a defender o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na apuração da formação de cartel em licitações de trens e metrô em São Paulo e no Distrito Federal. Segundo ele, o Cade trabalha de forma “técnica e séria”. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) acusou o órgão de agir como “polícia política”, para prejudicar a imagem das gestões tucanas.

Adeus, companheiros
Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, o deputado federal Domingos Dutra (MA) anunciou, durante edição do movimento Diálogos pelo Maranhão, no município de Milagres, que deixará o partido. Ao relembrar sua trajetória de lutas ao lado do líder camponês Manoel da Conceição, o parlamentar se emocionou: “Vou romper uma história de 33 anos, mas não posso ficar em um partido dominado pelo Sarney”, disparou. Ele é inimigo figadal do clã do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP).

Mais Médicos
Dos 16.530 profissionais inscritos no Programa Mais Médicos, 938 confirmaram a participação. O número equivale a 6% da demanda. As prefeituras têm necessidade de 15.460 médicos.

Antes e depois
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do PMDB, aposta todas as suas fichas nas 40 inserções diárias de propaganda do seu governo que o PMDB pretende pôr no ar, a partir do próximo sábado. O marqueteiro Renato Ribeiro, o mesmo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), responsável pelos filmetes, pretende comparar os feitos da atual administração com as anteriores. Nas últimas inserções, Cabral fará um mea culpa e pedirá desculpas.

Dívidas
Se depender do presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), o perdão e o reescalonamento de dívidas de que o Brasil é credor terão uma tramitação mais rigorosa na Casa. Em vez de ser analisada apenas pela Comissão de Assuntos Econômicos, antes de ir a plenário, as mensagens presidenciais terão de passar também pela CRE, que avaliará questões institucionais e de política externa. Ferraço quer barrar o perdão das dívidas de países africanos, que têm ditadores investigados por corrupção e até genocídio.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: