sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Aécio Neves busca pacto com Eduardo

2014 Tucano quer iniciar novo ciclo no Brasil com socialista

Carolina Albuquerque

Em tempos de busca por palanques nos Estados para a eleição presidencial de 2014, o senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) procurou demonstrar a afinidade do seu partido com o governador Eduardo Campos (PSB), possível adversário na disputa pelo Planalto no próximo ano. Na entrada para a residência do líder socialista, ontem, onde um jantar o aguardava, o tucano afirmou que gostaria de construir um "novo ciclo no Brasil" ao lado do governador Eduardo. "Se isso for possível, eu acho que quem ganha é o Brasil", completou.

"Eu nunca escondi que gostaria muito de um dia estar construindo uma nova agenda para o Brasil, um novo ciclo no Brasil de eficiência na gestão pública, de ética, de transparência e de resultados ao lado do governador Eduardo Campos", disse Aécio. Ele chegou por volta das 20h, ao lado do correligionário, senador Cássio Cunha Lima, com quem partiria duas horas e meia depois para compromisso em Campina Grande, na Paraíba. Na despedida da noite, o governador foi cauteloso ao comentar o desejo explicitado pelo líder tucano, com quem nutre forte amizade. "Cada um ao seu jeito, no seu papel, no seu campo político, vai ajudando a construir. Não necessariamente tem que concordar sobre tudo ou estar no mesmo espaço político."

Mesmo descartando um "pacto formal" de boa convivência entre ambos, Aécio não quis se indispor nem com a crítica do governador, feita à tarde, de que na gestão do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) a situação do sistema de energia brasileiro era muito pior, se comparado ao atual, do PT. "Tivemos problemas sérios lá trás e, enfim, não escondemos isso. Agora eu quero pensar é no futuro", reconheceu o tucano.

Ficou evidente pela fala do senador a possibilidade real de os dois partidos, que hoje estão em campos adversários no plano federal, construírem palanques estaduais conjuntos. "Não entramos neste detalhamento, mas temos uma convivência, nós do PSDB com o PSB, em muitos Estados, a começar pelo meu próprio, em Minas Gerais. Em Estados, por exemplo, como São Paulo esta parceria é muito sólida e ela espalha por todo o Brasil. Eu não vejo dificuldade nenhuma em determinados estados nós estarmos juntos no mesmo palanque", afirmou. Além dos dois Estados, há também o Paraná, onde o PSDB governa com Beto Richa e especula-se que o PSB entre como candidato à vice.

Aécio - que já chegou a alfinetar o socialista dando a ele boas vindas ao bloco da oposição e dizendo que tinha que "sair do divã" - rasgou-se em elogios ontem. "Qualquer que seja a sua decisão terá o nosso respeito. Posso dizer aqui de forma clara é que o governador contribui para o debate nacional. Ele tem informações, tem experiência e tem espírito público", exaltou.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: