quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Academia Brasileira de Filosofia – Edgar Leite – convite de posse

Quem é Edgard Leite Neto

Professor da UERJ e UNIRIO, eleito membro titular da Academia Brasileira de Filosofia. Sua pose será no próximo dia 28 de Agosto.

É membro do Conselho Editorial da Revista Política Democrática da Fundação Astrojildo Pereira.

Seu avô, Edgar Leite Ferreira, foi secretário de massas do Comitê Estadual do Rio de Janeiro do PCB, logo após o fim do Estado Novo. Nas eleições de 19 de janeiro de 1947 ficou na primeira suplência da bancada estadual do PCB. Foram eleitos na época: Paschoal Elídio, Lincoln Oest, Walkirio de Freitas, José Brigagão Ferreira, Josias Ludolf Reis e Celso Paulo Fernandes Torres.

UFF (1986-1997) - Ingressou na instituição como Professor Visitante e Auxiliar logo após sua formatura aos 25 anos de idade. Lecionou História do Brasil, Colonial, Imperial e Republicano e História das Religiões.

UNIRIO (1997 até o presente) – Entrou por concurso público, professor adjunto IV. Leciona desde então, História Contemporânea no curso de Museologia e a partir de 2001, História Contemporânea e História da Antiguidade Oriental no curso de História.

UERJ (1990 até o presente) – Entrou por concurso público. Lecionou História do Brasil, Colonial, Imperial e Contemporânea e História da Antiguidade Oriental, tendo ministrado disciplinas de História da Literatura Védica, História da Literatura Profética e História da Península Ibérica, entre outras. Como professor de pós-graduação em História tem ministrado relacionados ao seu projeto de pesquisa, como, por exemplo “ Autonomia e Direitos na Modernidade”.

Nenhum comentário: