terça-feira, 30 de julho de 2013

PMN aborta fusão e MD é "enterrada"

Desistência da fusão entre o PMN e o PPS para a criação de uma nova legenda pode prejudicar os planos de José Serra de se lançar candidato à Presidência

SÃO PAULO - Em reunião extraordinária realizada em São Paulo, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) formalizou a desistência de fusão com o Partido Popular Socialista (PPS) para formar a Mobilização Democrática (MD). Segundo a secretária nacional do PMN, Telma Ribeiro, a diferença de tempo entre os dois partidos é o que impossibilitou a fusão. "Não posso mexer na vida de tanta gente e ficar dependendo da posição de um só (integrante)", disse a dirigente.A nova sigla, fruto da fusão do PPS com o PMN, era articulada pelo deputado Roberto Freire (PPS-SP), que é próximo do ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Se a criação do MD fosse aprovada, o novo partido poderia lançar a candidatura de Serra à Presidência da República em 2014.

O tucano enfrenta dificuldades em seu partido para tentar ser candidato novamente - ele já disputou a cadeira de presidente duas vezes: em 2002 e 2010. O presidente do PSDB, o senador Aécio Neves, deve ser o indicado pelo partido para concorrer às eleições no ano que vem. Com isso, Serra tem procurado alternativas para se viabilizar candidato e a fusão entre o PMN e o PPS seria um caminho viável.

Para o PPS, a fusão era considerada essencial para fortalecer a sigla rumo à eleição de 2014. Com a criação de uma nova legenda, haveria uma janela de oportunidade para que políticos com mandato pudessem mudar de partido, formando uma sigla mais robusta, com direito a mais tempo de TV.

A visão de Roberto Freire é que seria importante agregar insatisfeitos com mandato. Ele estava muito preso a essa visão. "A minha posição é no outro sentido, de definir logo para tocar as coisas práticas", disse Telma Ribeiro. E completou: "Você não pode fazer uma fusão esperando as pessoas olharem o partido como um produto em uma prateleira, escolhendo entre vários partidos."

Em nome do partido, o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, divulgou nota ontem lamenta a não concretização da fusão com o PMN.

No texto, Freire convoca os militantes a participarem dos congressos municipais, estaduais e nacional da legenda este ano. Os eventos, que definirão as novas direções da legenda, começam a partir do mês de agosto.

Fonte: Jornal do Commercio (Pe)

Nenhum comentário: