quarta-feira, 24 de julho de 2013

Lula diz que colocará as 'unhas de fora' contra adversários

Pressionado por aliados do PT a se candidatar em 2014, ex-presidente afirma que não pensa em aposentadoria

Em evento em Brasília, petista relativiza corte de ministérios e defende Dilma de ataques de 'setores conservadores'

Márcio Falcão e Ranier Bragon

BRASÍLIA - Em um discurso de mais de uma hora em que criticou as manifestações de rua, a imprensa, as elites, a oposição e até o PMDB, o ex-presidente Lula disse que não tem hora para se aposentar da política e que, em reação a uma suposta ação dos "setores conservadores", vai voltar a colocar as unhas de fora.

O petista, que participou de encontro com movimentos negros em Brasília, afirmou que a presidente Dilma Rousseff sofre mais preconceito do que ele no Planalto.

"A Dilma não é nada mais do que uma extensão da gente lá. Nós somos responsáveis pelos erros e acertos. Mais uma vez os setores conservadores começam colocar as unhas de fora e eu, que já estava cortando as minhas com os dentes, vou deixar a bichinha crescer", afirmou em um momento em que se referia às manifestações de rua.

"Se alguém pensar que Lulinha está com 67 anos, já pegou câncer... Eu não tenho tempo para parar. E não preciso ser governo para fazer as coisas nesses país."

O discurso do ex-presidente acontece em meio à pressão de aliados para que ele seja o candidato à Presidência em 2014, o que ele nega.

Apesar de defender as manifestações, Lula fez reparos aos protestos. O primeiro sobre a negação à política, que segundo ele abriu caminho para ditaduras, nazismo e fascismo. O segundo, sobre a saúde. Lula lembrou a derrubada da CPMF (o "imposto do cheque") pelo Senado em 2007 e exaltou a proposta de Dilma de trazer médicos do exterior para suprir o deficit de atendimento nas periferias.

Mais uma vez, atacou "as elites". Disse que é o poder público quem paga seus convênios médicos (devido ao abatimento parcial no IR) e citou inclusive seu tratamento contra um câncer no hospital Sírio-Libanês. "Eu nem preciso nem de plano, só o Lula já é um plano, ninguém nega nada ao Lula."

Ministérios

Lula não poupou nem mesmo o principal aliado do governo, o PMDB. Sem citar o nome, ele atacou a proposta defendida pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e pelo vice Michel Temer (PMDB), de redução dos ministérios.

"Quem tem que mexer é a Dilma e eu acho que a Dilma não vai mexer. [...] Fiquem espertos porque ninguém vai querer acabar com o Ministério da Fazenda, Defesa. Eles vão tentar mexer na Igualdade Racial, nos Direitos Humanos", afirmou.

Apesar da declaração, interlocutores apontavam que Lula recomendara a Dilma corte de pastas para sinalizar austeridade em um momento de turbulência econômica.

Em sua gestão (2003-2010), Lula elevou a Esplanada dos Ministérios de 24 para 37 pastas. Dilma criou mais duas.

Sobraram também no discurso de Lula farpas para o presidente dos Estados Unidos. Em tom de ironia, Lula afirmou que Barack Obama deveria estar monitorando seu discurso em referência às acusações de espionagem americanas no país.

Ao criticar a imprensa, Lula voltou a dizer que era vítima de "maldade" e "preconceito" em seu governo e insinuou que parte da mídia não deu destaque ao tratamento "afetuoso" do papa Francisco em relação a Dilma.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: